Canal da Fábio Franco: obras continuam

14/10/2008 16:07:57 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé começou a retirar antiga tubulação que dificulta o escoamento de água no canal da Fábio Franco, na passagem de nível entre a Rua Conde de Araruama, no centro, e a Linha Vermelha, no bairro Miramar. Retirando essa tubulação, aumenta a vazão para o escoamento mais rápido das águas pluviais nos bairros próximos ao canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna), como Visconde de Araújo, Sol y Mar, Campo do Oeste, Riviera Fluminense e outros. A obra faz parte do programa Água Limpa.

Após a retirada da tubulação, a prefeitura começa a instalar a ponte pré-moldada de cimento e aço, cujas placas, feitas no canteiro de obras localizado em frente ao Ginásio Municipal, no Sol y Mar, estão prontas. O objetivo da prefeitura é instalar a ponte para liberação do tráfego de veículos.

Essas ações fazem parte do Programa Água Limpa para acabar com as inundações em vários pontos da cidade. O secretário de Obras, Mário Bucker disse que a retirada da antiga tubulação está sendo feita com todo cuidado, para não danificar a adutora da Cedae que passa no local.

- A prefeitura está retirando a antiga tubulação sobre o canal, mas as obras no local requerem extremo cuidado, para não danificar a rede de abastecimento de água da Cedae, o que poderia causar a suspensão do fornecimento, disse Mário Bucker.

O superintendente da Cedae, Marcos Túlio, explicou que ali por essa passagem de nível passam tubulações da Cedae que abastecem as localidades de Barra de Macaé e adjacências. A Cedae está acompanhando a ação.

– Parceira da prefeitura, a Cedae está acompanhando o trabalho, para garantir que as tubulações da adutora não sejam danificadas e também para corrigir qualquer problema que possa ocorrer, para garantir o abastecimento às localidades atendidas por essa adutora – disse Marcos Túlio

O secretário de Obras colocou que as obras nas passagens de nível ao longo do Canal da Fábio Franco não terminam com a instalação da ponte entre a Conde de Araruama e a Linha Vermelha. Disse que, tão logo seja liberado esse trecho, será iniciado o alargamento das outras pontes sobre o canal, já que essas pontes vêm estrangulando o escoamento, colaborando com os alagamentos em vários locais da cidade situados abaixo do nível do mar, como Miramar, Visconde de Araújo, Campo do Oeste, Sol y Mar, Riviera Fluminense, entre outros.