Canal Fábio Franco: obras da ponte em fase de conclusão

21/05/2009 11:51:33 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Asfalto será colocado na próxima segunda

Investindo R$ 40 milhões de reais de recursos próprios, a prefeitura de Macaé prossegue as obras da primeira etapa do Programa Água Limpa, com instalação da segunda ponte sobre o Canal Fábio Franco. As obras estão em fase de conclusão, com as 16 placas pré-moldadas, com 1,80 metro de largura e 5,20 metro de comprimento e com peso de 3,70 toneladas cada, já instaladas na passagem de nível entre a Rua Silva Jardim, no Centro e a Avenida Santos Moreira, no Miramar.

Nesta quinta-feira (21) começou a construção da passarela para os pedestres e na próxima segunda-feira (25) o trecho será asfaltado, para a liberação do trânsito. Com a instalação dessa segunda ponte pré-moldada, a prefeitura avança nas ações do Programa Água Limpa, que tem o objetivo de ampliar o fluxo de águas pluviais nesse canal, dando um fim aos alagamentos nos bairros localizados na parte mais baixa da cidade. O programa de macrodrenagem prevê ainda ampliação do saneamento básico na cidade e a melhoria no abastecimento de água.

Com a instalação da nova ponte pré-moldada, a passagem das águas pluviais sob o canal foi ampliada de 1,80m para 5,20m, melhorando o escoamento de água pelo canal. Antes das obras nessa passagem de nível, a prefeitura já instalou outra ponte pré-moldada entre a Rua Conde de Araruama, no centro, e a Avenida Amaral Peixoto. Segundo informa o Consórcio CBPO/Zadar, estão sendo construídas as novas placas pré-moldadas que vão compor a nova ponte a ser instalada na passagem de nível localizada próximo à Comunidade da Linha, nos Cajueiros.

O Programa Água Limpa, que é fiscalizado pela secretaria municipal de Obras Públicas (Semop), definiu a instalação das novas pontes sobre o Canal Fábio Franco como as primeiras ações desse programa, para beneficiar os bairros mais atingidos pelos alagamentos, localizados na região do Sol y Mar e Riviera. O valor total empregado pela administração municipal neste Programa, que tem previsão de ser concluído em quatro anos, é de R$ 277 milhões.

O Água Limpa é uma das prioridades do governo do prefeito Riverton Mussi e prevê ainda a instalação de 15 bombas de drenagem, construção de 183 mil metros de redes de esgoto, sete mil metros de rede de águas pluviais de concreto armado, 15 estações elevatórias e linhas de recalque, além de obras de pavimentação, com 115 mil metros quadrados de asfalto e 41 mil metros quadrados de paralelos. Ao todo, a obra vai utilizar 33,5 mil metros cúbicos de concreto.

Além das novas pontes sobre o canal, a primeira etapa do Água Limpa inclui obras nos canais da Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamim, no Visconde de Araújo, e no da ciclovia Ayrton Senna, na Avenida Evaldo Costa, no bairro Sol y Mar. Também serão realizadas intervenções na elevatória da Télio Barreto e Rio Macaé, para complementar as ações de melhoria do escoamento das águas pluviais do canal e das regiões situadas em suas proximidades.