Câncer de pele: dermatologistas orientam a população sobre a doença

04/12/2007 13:27:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o objetivo de prevenir, alertar e orientar a população sobre os riscos do câncer de pele, a secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa) em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizará no próximo sábado (08), a partir das 9h, na praia dos Cavaleiros, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

De acordo com o dermatologista e coordenador da campanha no município, Edilbert Pellegrini, diversos profissionais farão panfletagem e orientarão a população sobre os perigos da exposição ao sol de forma inadequada. Um estande também será montado no calçadão, onde serão distribuídas amostras grátis de protetor solar. “Macaé é uma cidade de grande solaridade, as pessoas devem se proteger todos os dias, pois menos com o tempo nublado há radiação solar”, alerta.

Edilbert acrescenta, que além do câncer de pele a exposição descuidada ao sol, causa outros efeitos que vão surgindo com o passar do tempo como o envelhecimento precoce, manchas, rugas e perda da elasticidade. “É importante população estar atenta a alguns sintomas da doença, bem como da necessidade de participação na campanha no sábado, pois o câncer de pele é um dos que mais acomete o ser humano”, frisa.

O coordenador explica que o câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. “A radiação solar ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele e se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares”, conclui.

Recomendações - A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão).

As barracas usadas na praia devem ser de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material. Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.