Capo presenteia pacientes com prótese mamária

19/12/2009 11:23:10 - Jornalista: Isis Maria Borges Gomes

Como forma de possibilitar mais conforto e garantir a elevação da auto-estima, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) ofereceu um presente de Natal muito especial às pacientes mastectomizadas (ablação cirúrgica do seio em decorrência do câncer) atendidas pela instituição: próteses de silicone externa. O Capo é uma das entidades subvencionadas pela prefeitura de Macaé.

- A nossa preocupação é fornecer bem-estar à nossas pacientes, fato que nos faz buscar sempre o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela instituição, declarou a presidente da entidade, Márcia Moraes, durante a entrega do presente às pacientes, em evento realizado na última semana.

Márcia explicou que a Prótese Mamária Externa para Pós-Mastectomizadas é um procedimento aprovado e indicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A prótese possui peso, mobilidade e consistência semelhante de mama, tornando-a uma réplica de seio natural. Segundo a presidente da entidade, o uso desta prótese fortalece a confiança e a auto-estima das pacientes, permitindo ainda que a usuária esteja à vontade em suas atividades diárias.

Na entrega dos presentes, Márcia dirigiu palavras de carinho a cada uma das pacientes. A presidente relembrou que é também mastectomizada, e bilateral, mas que conseguiu superar a doença, passando então a se dedicar as pessoas que enfrentam este mesmo problema. As pacientes manifestaram seus sentimentos, ressaltando os benefícios prestados pela entidade, em especial o amor e o carinho que recebem da presidente e de toda a equipe.

Ao receber a prótese, a paciente Raimunda, visivelmente emocionada, agradeceu o presente, ressaltando que a prótese era um desejo antigo. Ela lembrou o período de sofrimento decorrente da descoberta da doença e das 19 cirurgias que já foi submetida.

- Hoje estou viva, isto é o que importa. E consegui vencer a doença graças ao Capo, que se tornou o pedacinho maravilhoso do meu mundo. Por isso eu tenho muito que agradecer a presidente e toda a sua equipe. Peço a Deus que abençoe muito a Márcia e toda a sua família, declarou a paciente.

A meta do Capo para 2010 é desenvolver um trabalho interdisciplinar de excelência crescente, assegurando a expansão das atividades do Capo. O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h. A entidade é uma associação civil de direitos privados, sem fins lucrativos.

O trabalho do Capo é fundamentado no atendimento humanizado e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas de psicoterapia, de Fisioterapia, de serviço social, além de acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, inclusão digital, alfabetização e cantoterapia, e de atendimento terapêutico às famílias. O e-mail é capoong@ig.com.br e o tel 2772-7174.