Caps ad Porto faz 150 atendimentos por mês

19/10/2009 10:31:36 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

O Caps ad Porto fica na Rua Conde de Araruama 569, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira

Tratamento psicológico, terapia ocupacional, psiquiatria, pneumologia, com atendimentos individuais, além de oficinas terapêuticas. Tudo isso é oferecido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool, Tabaco e outras Drogas (Caps ad Porto). São cerca de 150 pessoas que buscam tratamento por mês nesta instituição. Elas têm problemas com uso e abuso de substâncias psicoativas, as quais alteram o humor.

Segundo a coordenadora técnica do Caps ad Porto, a psicóloga Camila Butinholli, o vínculo do órgão público com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) se dá pelo fato de o conselho fiscalizar os serviços de álcool e drogas no município. “Nosso objetivo é promover a redução do uso dessas substâncias, possibilitando a abstinência”, conta ela.

Dentre algumas das drogas lícitas e ilícitas estão o cigarro, o álcool, a maconha, a cocaína, o crack e os benzoadiazepínicos. Camila ressalta que o trabalho realizado no Caps ad Porto está ligado ao Ministério da Saúde, uma vez que sua proposta é a desinstitucionalização, via oferecimento de alternativas de tratamento na comunidade em regime de atenção diária, evitando as internações indevidas.

- Trabalhamos com a rede de saúde constituída pelo Caps Betinho, o Caps infantil, o Pronto Socorro do Parque Aeroporto, o Programa de Saúde Mental na Atenção Básica e os Programas de Saúde da Família (PSF) – salienta a psicóloga.

Ela evidencia também que o Caps ad Porto ainda apresenta apoio à família do dependente químico. “Muitas vezes a família apresenta co-dependência, fato que influencia negativamente no comportamento do adicto. É necessário tratar essa co-dependência, de modo a promover possibilidades de mudança mais efetivas para os usuários”, completa Camila.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool, Tabaco e outras Drogas fica na Rua Conde de Araruama 569, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Seu telefone é 2772-2317 e o e-mail: capsadmacae@gmail.com. Também há atuação de profissionais de Enfermagem e de Serviço Social para os dependentes químicos.