Caps e Aspas promovem evento de integração nesta terça-feira

03/03/2008 14:42:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Acontece nesta terça-feira (04), a partir das 14h, o chá de apresentação do projeto de geração de renda desenvolvido pelo Centro de Atenção psicossocial (Caps) da secretaria Especial de Saúde (Semusa) e a Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé (Aspas). O evento tem como objetivo integrar e consolidar a participação dos familiares e a sociedade junto aos pacientes.

O projeto de geração de renda tem parceria com a coordenadoria do Programa Macaé Cidadão, secretaria de Trabalho e Renda Semtre) e Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape). A coordenadora do Caps, Maria Luiza Quaresma, ressalta que o projeto de geração de renda desenvolvido junto com os usuários está sendo o cultivo e plantio de ervas medicinais.

O terapeuta ocupacional Júlio César explica que antes de começarem o cultivo das ervas numa área cedida pela Agrape, no horto Municipal, os usuários e os profissionais da instituição participaram do curso de economia solidária realizado pela Semtre. No final do ano passado, durante a realização da Feira de Integração da Semtre, eles iniciaram a comercialização das plantas, ainda em fase experimental.

Julio ressalta que este momento será a oportunidade dos usuários dividirem com seus familiares as experiências adquiridas no projeto. “Nosso objetivo é, através desta aproximação, romper com o estigma da loucura e fortalecer o trabalha das instituições que atuam significativamente na concretização da reforma psiquiátrica”, completa. Durante o evento haverá exposição de fotos, filmes e apresentação das ações da Aspas.