CAPS leva espetáculo “Maluco, Não!” às escolas da cidade

06/05/2009 14:33:10 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

Com objetivo de tentar diminuir o preconceito contra os portadores de transtorno psíquico, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), está promovendo apresentações do espetáculo “Maluco, Não!” em várias escolas da cidade. A próxima encenação acontece dia 12, no Colégio Estadual Luiz Reid.

Composto por 10 integrantes, o grupo foi criado no CAPS, que atende a pessoas portadoras de sofrimento psíquico e vem trabalhando desde 2007 com o objetivo de discutir com a comunidade os problemas – sobretudo os de caráter social – enfrentados por quem sofre de algum transtorno mental.

Para a idealização do projeto, foi utilizado o método do Teatro do Oprimido, que coloca o espectador em uma posição ativa para discutir, através do teatro, as questões propostas pelo grupo. A direção do espetáculo é de Verônica Ramos e do musicoterapeuta Nelson Cruz. A primeira encenação do espetáculo teve estréia no dia 16 de março, dia mundial do Teatro do Oprimido.

O espetáculo aborda a questão do preconceito que o portador de sofrimento psíquico enfrenta em seu cotidiano. Criado coletivamente a partir de situações reais, possibilitando através da técnica do teatro-fórum, a participação dos espectadores, problematizando questões como o respeito às diferenças, o medo, a violência e a exclusão social.

A partir de 2008, o projeto passou a receber apoio do Centro do Teatro do Oprimido, CTO-Rio, inserido em um projeto deste em parceria com o Ministério da Saúde para capacitar profissionais de saúde mental nesta metodologia.