Caps-ad Macaé recebe credenciamento do Ministério da Saúde

22/10/2008 16:25:26 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Instituído como mais um dispositivo que possibilita a atenção psicossocial aos pacientes com transtornos mentais e sofrimento psíquico ligados ao uso de álcool e outras substâncias, o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e drogas (Caps - ad) da secretaria de Saúde de Macaé, teve seu trabalho reconhecido pelo Ministério da Saúde.

Esta semana, a equipe da Área técnica de Saúde mental do Ministério da Saúde, enviou correspondência para o secretário de Saúde, Luiz da Penha parabenizando o município pela implantação deste importante projeto que trabalha de forma consoante com os princípios da Reforma Psiquiátrica e da Reforma Sanitária brasileira.

Além de parabenizar o serviço, o Ministério informou ainda que o Caps - ad Porto foi habilitado como órgão oficial regulamentado pelo Governo Federal. "Está é mais uma prova que nossas ações estão sendo desenvolvidas de acordo com as normas federais, que visam reduzir progressivamente os leitos psiquiátricos, qualificar, expandir e fortalecer a rede extra-hospitalar através dos Centros de Atenção Psicossocial", frisou o secretário.

O secretário ressaltou ainda que no estado do Rio de Janeiro apenas dois municípios receberam o credenciamendo do Ministério da Saúde, nesta modalidade de atendimento.
Caps -ad - O Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas de Macaé oferece atendimento diário, nas modalidades intensiva, semi-intensiva e não-intensiva, aos usuários de álcool e outras drogas.

Segundo a coordenadora técnica do Caps -ad, Miriam Di Giovanni estas modalidades são definidas de acordo com cada usuário e sua necessidade de permanência na instituição, que pode ser diária em horário integral, quinzenal ou mensal.

O trabalho na instituição consiste no atendimento ambulatorial de atenção diária ampliada, que envolve todos os aspectos do indivíduo, que tem como princípio a sua inserção na sociedade. Mensalmente, são atendidas uma média de 170 pessoas entre adultos e adolescentes.

Além do atendimento individual com psiquiatra, pneumologista/clínico geral, psicólogo e terapeuta ocupacional, o Caps-ad Porto realiza oficinas que buscam atividades terapêuticas. Entre as oficinas estão as de artesanato com decupagem, mosaico e cestaria, pintura em tela e culinária, como também de reflexão e motivação, socialização, qualidade de vida sem tabaco, treinamento de habilidades e a terapia dos 12 passos. São realizadas ainda encontro com adolescentes e familiares.

Miriam acrescenta que estão sendo implementadas novas ações para a descentralização e ampliação do atendimento. Inicialmente, foi realizado um treinamento com os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) para identificação e orientação de tabagistas. "A próxima fase será uma capacitação em parceria com a secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil para habilitar mais profissionais para tratamento de tabagismo", disse acrescentando que também são realizadas ações preventivas junto às escolas e a comunidade.

O Caps - ad Porto funciona na rua Conde de Araruama, 569, Centro de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h.