Capsi suspende atendimento temporariamente

17/08/2009 15:08:50 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Sede foi furtada no fim de semana

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) da secretaria de Saúde de Macaé, ficarão sem atendimento esta semana. A unidade, localizada na rua Francisco Portela 239, no Centro, teve todos os seus equipamentos furtados neste final de semana.

De acordo com a gerente do Programa de Saúde Mental, a assistente social Maria Luiza Quaresma, além de furtarem todos os objetos da cozinha (geladeira, fogão, cafeteira, bebedouros e microondas), do setor administrativo (computadores e impressoras e material utilizado nas oficinas como televisão, DVD e livros), os ladrões retiraram os documentos dos arquivos e espalharam pela unidade.

Assim que chegou à unidade nesta segunda-feira (17), a gerente comunicou o fato à polícia e registrou ocorrência na 123ª Delegacia de Polícia. Maria Luiza lamenta o fato, principalmente porque os usuários ficarão sem atendimento.

O Caps Infantil oferece atividades como oficinas terapêuticas, atendimento individual, grupo de familiares, oficinas de leitura e vídeo, teatro, entre outros. Por dia são atendidas aproximadamente 30 pessoas.

Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil atende crianças e jovens até 25 anos, de acordo com a portaria 007/2008 do Ministério da Saúde. O público alvo do Capsi são autistas, psicóticos e pessoas com risco social gravíssimo. A unidade é referência no município para o atendimento de crianças e adolescentes, sendo a principal porta de entrada na rede de saúde.

A equipe do Capsi é composta por médico, psiquiatra, terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta, musicoterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeira, profissional de educação fí¬sica e acadêmicos de psicologia e de terapia ocupacional.