caravana do trabalho retorna cursos no cetep e escolas municipais

07/01/2019 17:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing são os cursos em andamento

Cerca de 300 alunos reiniciaram nesta segunda-feira (7), as atividades da Caravana do Trabalho, programa do Ministério do Trabalho itinerante de qualificação profissional e social, iniciado em dezembro. Eles participam, até o final deste mês de janeiro, dos cursos de Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing oferecidos gratuitamente pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Macaé é o único município da região a receber a iniciativa voltada para capacitação rápida. A programação tem a duração de 200 horas e acontecem nos polos do Cetep-Centro, Cetep unidade-Barra, além dos colégios municipais Raul Veiga (Glicério), Botafogo e a Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar).

Nesta segunda-feira (7), a Caravana do Trabalho ganhou dinâmica especial com o início de aulas. Os participantes afirmam que o programa abriu esperanças para melhor qualificação, colocação e inserção no mercado de trabalho. Entre eles estão as amigas Jeane Ribeiro, Eveline Monteiro e Cassiane Borges. As estudantes do polo Barra estão na expectativa de incrementar o currículo com o certificado da Caravana do Trabalho.

"Estamos desempregadas, no meu caso sempre trabalhei como atendente, mas depois que soube do curso de Recepção e Telemarketing, fiquei animada em me qualificar e conseguir um trabalho", conta Jeane. Da mesma opinião é Eveline Monteiro, que já atuou como agente de endemias e recepcionista. "Não pensei duas vezes em me inscrever no curso de assistente administrativo. Quero me aprimorar e seguir outras áreas de atuação e assim conseguir um emprego ainda neste primeiro semestre", destaca.

Quatorze professores da região receberam capacitação especial para lecionar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Trabalho e Cidadania. Ao final dos cursos, os participantes receberão certificados pela UNIRIO.

Para a secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Médio, Leandra Lopes, a Caravana do Trabalho está sendo positiva para Macaé. "Vimos a animação e a dedicação dos alunos. Já recebemos a carreta e agora começou o segundo e último módulo. Estamos conseguindo possibilitar a formação rápida para quem deseja ingressar e retornar ao mercado de trabalho. Agrademos a parceria com a UNIRIO", analisa.


Fotos Relacionadas