Casa da Educação promove seminário em homenagem à mulher

08/03/2005 18:41:03 - Jornalista:

A Casa da Educação realizou, dentro do Programa de Inclusão Escolar, o seminário “A Construção da Cidadania Feminina”, apresentado pela professora Kátia Valéria,. O Seminário aconteceu nesta terça-feira, dia 08, para um público de diretores de escolas, no Colégio Municipal da Aroeira, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Especializada em História da África, a palestrante discorreu sobre as condições da mulher, desde a pré-história, quando sua vida útil chegava somente aos 30 anos, até nossos dias, quando as mudanças aceleradas da participação da mulher no mercado de trabalho afetam suas relações inter- familiares e na sociedade como um todo.

De acordo com a palestrante, a mulher, igualada aos escravos na Grécia Antiga, ocupando a mesma posição social, foi em busca de um melhor espaço na sociedade. “Isso aconteceu lentamente. Apesar das mudanças gradativas, na Idade Média, a mulher sofreu grandes perseguições por parte da Inquisição, da Igreja Católica. As mulheres inteligentes eram mortas como bruxas na razão de 10 para cada homem assassinado pelo Santo Ofício. Joana d’Arc foi uma dessas bruxas, e mais tarde foi canonizada pela Igreja Católica”, disse a professora.

Segundo Kátia Valéria, o movimento feminista, nascido no século XIX, ganhou força no século XX, quando a ONU decretou 1975 como o Ano Internacional da Mulher. E naquele ano, durante a IV Conferência Mundial da Mulher, na China, vários países, inclusive o Brasil, reconheceram que “a promoção da eqüidade entre homens e mulheres é fundamental para se consolidar a democracia e alcançar os objetivos de desenvolvimento e de paz na humanidade”.