Casamento Comunitário une 200 casais

05/07/2008 13:47:04 - Jornalista: Cesar Dussac

A prefeitura de Macaé, por intermédio da secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedm), vinculada à secretaria Especial Municipal Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), realizou na noite desta sexta-feira (4), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, a festa ecumênica do terceiro casamento comunitário. Desta vez, 200 casais disseram o "sim", com a presença de autoridades municipais, civis e eclesiásticas. Vinte e um casais, em sorteio, ganharam diárias doadas pelo hotel Blue Tree da Praia do Pecado. A festa foi realizada no Macaé Centro.

- Hoje é um dia de muita alegria para esses casais, que têm a oportunidade de oficializar sua união, mas é, acima de tudo, um dia muito especial para cada mulher. A maioria se vestiu de noiva, preparou belos vestidos, véus, grinaldas, tiaras, caprichou no cabelo e todas se vestiram de alegria, com os rostos iluminados pela felicidade”, afirmou a primeira dama Márcia Moraes.

Para a Juíza de Paz, do Cartório do Primeiro Distrito de Macaé, Denise Cure, o conceito de família está em alta em Macaé. Ela ressaltou que só no seu cartório foram realizados 80 casamentos.

- O casamento civil representa algo muito importante: é a formalização da família, a mais antiga instituição social do mundo. Aqui no Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca, então presidente da República, com o Decreto 181, de 24 de janeiro de 1890, transforma o casamento civil no instrumento obrigatório de reconhecimento e consolidação da união dos casais. Dos 80 casamentos realizados no cartório do 1º Distrito, deparei com noivos de diferentes idades, dos mais novos aos mais experientes, e todos buscavam a realização de um sonho. Senti que o conceito de família está em alta em nosso município. É garantia de segurança para as crianças que já nasceram e as que virão, por intermédio desses casais, disse.

O secretário de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), Jorge Tavares Siqueira, falou da importância da família na sociedade. “Estes 200 casamentos, a oficialização da união desses casais, representa muito para a sociedade. O bem-estar da família é um dos mais importantes objetivos da secretaria de Desenvolvimento Social e Humano", concluiu.

A secretária Executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, agradeceu à equipe o trabalho realizado para a concretização da união civil dos noivos e realização da festa, e dirigiu a eles uma mensagem, inspirada em texto do falecido ex-senador Artur da Távola. “Fizemos nossa parte; vocês darão continuidade no dia-a-dia. O sucesso no casamento exige mais que declarações românticas. Antes de tudo, respeito. Não pode haver nem competições, nem comparações. Além do amor, a compreensão, o companheirismo, a fidelidade, a confiança”, lembrou.

A vice-presidente da União Espírita de Macaé, Antonia Freitas, o professor Francisco, da Pastoral da Família da Igreja Católica e o Pastor Júlio César Campos, da 4ª Igreja Batista de Macaé fizeram um culto ecumênico, em que citaram várias passagens da Bíblia, com ensinamentos e conselhos sobre o relacionamento de casais, condução da família e educação dos filhos. O pastor abençoou as alianças e cantou Paz do Meu Amor, da autoria do poeta e cantor Luiz Vieira, inspirado em sua sua esposa.