Catan aborda aleitamento materno nesta quarta-feira

07/08/2009 17:20:17 - Jornalista: Cristian Santos

Foto: Divulgação

A Catan conta com profissionais de nutrição, pediatria, assistência social e enfermagem

Dando continuidade à Semana do Aleitamento Materno, a Coordenação da Área Técnica Alimentação e Nutrição (Catan), promove nesta quarta-feira (12), das 9h30min às 12 horas, atividades como palestras, filmes, teatro, dinâmicas , distribuição de folder e brindes. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno e o evento é promovido pela prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde.

Nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais da área de saúde, têm a missão de orientar e sensibilizar à população sobre as vantagens para a saúde do bebê, os benefícios nutricionais, o preparo e cuidados com as mamas e o banco de leite humano.

- A nossa meta é mostrar para as mães a importância do aleitamento materno até os seis meses, por meio de carinhos e afetos. Uma boa alimentação começa na infância. Visamos melhoria da qualidade de vida nutricional da população - declarou a coordenadora da Catan, Débora Menezes Peçanha.

De acordo com a coordenadora, a amamentação, no espaço da primeira hora após o nascimento, se torna o passo principal para a redução da mortalidade de crianças menores de cinco anos. “Além disso, para a mãe, existem diversos benefícios para o início da amamentação precocemente, entre eles estão a ajuda na prevenção de hemorragia pós-parto e o aumento da produção de leite para a próxima mamada”, comentou a coordenadora.

Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, a criança deve ser amamentada exclusivamente com leite materno até os seis meses e, após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, continuadamente, a amamentação até pelo menos a idade de dois anos.

Durante o evento, profissionais de saúde, gestantes e nutrizes vão se interagir com dinâmicas em grupos, filmes dentro do tema abordado da Semana do Aleitamento, distribuição de folder com orientação, peça teatral - Grupo Grutas, brindes e no final do evento um lanche especial para os participantes.

A Catan conta com profissionais de nutrição, pediatria, assistência social e enfermagem. Além das consultas ambulatoriais que assistem não só aos pacientes com desnutrição, como também aos que têm problemas como obesidade, câncer, diabetes, hipertensão e outras patologias. Qualquer pessoa pode ser atendida e marcar consulta no ambulatório, que atende pacientes de todas as idades

Cada paciente que procura a Catan passa por todos os profissionais, que detectam quais são as necessidades de cada família e encaminham o paciente para o atendimento e programa adequado. A Catan fica na Avenida Agenor Caldas, 646, Imbetiba.O telefone é: 2762-8771.