CCZ continua com projeto de adoção de animais

08/10/2008 15:26:21 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Orientar a população sobre posse responsável de animais é uma das ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria especial de Saúde de Macaé, que tem como principal objetivo o controle ou eliminação de doenças transmitidas entre os animais e o homem.

De acordo com o veterinário Gustavo Bernardo, desde que foi inaugurada a nova sede do CCZ, na segunda quinzena de junho, foram realizadas 41 adoções de cães e gatos. Ele ressalta que além das adoções, muitos animais foram recuperados por seus proprietários.

- É importante que os proprietários de animais se conscientizem e não deixem os bichos soltos na rua, mesmo aqueles que sejam vacinados. Eles podem causar acidentes de trânsito, sujar as ruas e até mesmo disseminar doenças, alertou.

Os interessados em adotar um animal podem procurar a equipe do CCZ na Rua Velho Campos, 1038, no Centro, ou através do telefone 2762-0175 para agendar uma visita ao canil. Para a adoção, as pessoas devem levar um documento de identidade e na ocasião irão receber todas as orientações da equipe de como cuidar do animal e preencher o termo de adoção responsável.

A unidade do CCZ conta com seis canis com capacidade de 10 animais em cada um, 10 gaiolas individuais para gatos e dois canis de isolamento para os animais que apresentem algum tipo de enfermidade que possa ser contagiosa.

Os animais recebem todos os cuidados necessários como vacinação, vermifugação e passam pela avaliação de controle de hectoparasitas (pulgas e carrapatos). A nova sede do CCZ também possui um espaço exclusivo para abrigar animais de grande porte.