CCZ realiza mutirão contra a dengue na Nova Holanda

27/03/2009 14:40:20 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

Foto: kaná Manhães

Agentes do CCZ orientam moradores do bairro

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé realizou, durante toda esta sexta-feira (27), mutirão de combate à dengue no bairro Nova Holanda, com trabalhos de identificação de focos e orientação aos moradores.

Além da ação dos 15 agentes, enfermeiros da secretaria de Saúde distribuem o medicamento homeopático para a população, que auxilia no controle dos sintomas da dengue, diminuindo os riscos das complicações hemorrágicas. O medicamento pode ser ingerido por pessoas de todas as idades e sexo, inclusive gestantes.

Segundo o supervisor geral do CCZ, Eric Francisco Souza, as ações desenvolvidas pelos agentes no bairro visam eliminar os possíveis focos de criadores do mosquito transmissor. “Identificamos que o bairro tem vários locais que podem ajudar na proliferação da doença. O nosso objetivo aqui é alertar as pessoas dos ricos e ajudar no combate, tapando caixas d’água, verificando vasos e pneus velhos, onde possa haver acúmulo de água”, disse.

No próximo dia quatro de abril, a coordenação da Saúde Coletiva realizará mais uma Campanha de Homeopatia Contra a Dengue em mais de 20 postos, entre fixos e volantes, com cerca de 250 profissionais envolvidos. Será a segunda campanha do ano e estará em locais de grande circulação de pessoas. Neste ano, dentre as dezenas de notificações da doença em Macaé, 29 foram confirmadas.

A população também pode participar, colaborando com as ações e ajudando na identificação de possíveis focos, através do Disk-Dengue, pelo telefone (22) 2762-0175.