Cemeaes promove encontro de assistentes sociais

31/05/2011 14:45:19 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Durante o 3º Encontro Comemorativo do Dia do Assistente Social, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Macaé, nesta terça-feira (31), diversos profissionais e estudantes da área colocaram em discussão temas relacionados à violência. No encontro, foi discutido como toda a rede de atendimento pode agir diante de alguns casos.

Compondo a mesa de abertura, estiveram presentes o coordenador geral da Coordenadoria Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeaes), José Carlos da Silva Passos, a responsável técnica pelo serviço social do Cemeaes, Ana Cláudia Ribeiro, as palestrantes Paula Kapp e Clarissa Barreto Grijó, e ainda a coordenadora de assistência socioeducacional do IFF, Eliana Ribeiro de Oliveira.

As palestrantes, professora assistente da UFF/PURO, Paula Kapp, mestre em Serviço Social, e Clarissa Barreto Grijó, assistente social do Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes (NACA/Macaé), abordaram a questão da violência intra familiar e doméstica. Durante a oficina prática, na parte da tarde, os 150 participantes foram divididos em grupos para debater o assunto, observando os trabalhos oferecidos pelas instituições da cidade.

De acordo com a responsável técnica pelo serviço social do Cemeaes, Ana Cláudia Ribeiro, o objetivo do encontro é sensibilizar a equipe do Cemeaes e todos os profissionais presentes para a rede de atendimento que o município possui, voltada para tratar questões da violência.

- Após a discussão do assunto e da oficina, será feito um mapeamento com todas as informações colhidas pelo grupo, que serão socializados para outros profissionais e instituições, em uma nova reunião, explica Ana Cláudia.

Em homenagem ao Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio, a iniciativa abordou o tema “As várias faces da violência: um desafio da contemporaneidade na perspectiva do enfrentamento” e atraiu pessoas não só de Macaé, como também de cidades vizinhas, como Quissamã, Rio das Ostras e Itaperuna.

A estudante de serviço social da UFF, de Rio das Ostras, Raquel Pereira, conta que o encontro é importante para aprimorar a grade curricular. “Acrescenta mais informações na formação acadêmica e nós, como mediadores, temos que está de frente e saber como trabalhar com esse assunto”, ressalta.

O Encontro foi promovido pelo Cemeaes, vinculada a Fundação de Esporte e Turismo e Secretaria Municipal de Educação, contou com o apoio IFF Macaé, Departamento de Serviço Social - UFF/PURO e do Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes -NACA/Macaé.