Centro Bucal de Macaé participa de congressos

14/07/2008 14:40:34 - Jornalista: Cesar Dussac

Equipe do Centro Odontológico de Macaé (Ceo) vai participar do Congresso Brasileiro de Estomatologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Bucal (SOBEP), que se realizará de 29 de julho a 1º de agosto em Fortaleza, no Ceará, e do Congresso sobre Gengivite Gravítica Observada no Pré-Natal Odontológico, no Odonto Rio, quinta-feira (17) e sexta-feira (18).

Segundo o odontólogo Valdir Meirelles, serão apresentados dois trabalhos realizados no Ceo. O principal deles abrange o levantamento dos atendimentos feitos nos últimos quatro anos em ambulatório, enquanto o coordenador geral do Centro, Júlio César Pereira, vai apresentar no congresso do Odonto Rio o trabalho realizado com gestantes do Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), hoje secretaria Executiva dos Direitos da Mulher.

- A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia, que diagnostica doenças da boca e dos ossos da face. Será apresentado um levantamento epidemiológico dos atendimentos no ambulatório de Estomatologia do Centro que selecionou pacientes dentre os 1,964 mil atendidos durante os últimos quatro anos, com diversos tipos de patologia oral: neoplasias (tumores) benignos, malignos, lesões reacionais ou hiperplásicas, causadas principalmente por próteses mal adaptadas, alterações do desenvolvimento embrionário desde a arcada dentária, ossos, tecido mole. No perfil do paciente, registramos sexo, idade, tipos de patologia e tipos de tratamento instituído, explicou Valdir Meirelles.

Júlio Pereira fala sobre sua participação no Congresso sobre Gengivite Gravítica. “No Odonto Rio, será apresentado um trabalho clínico, realizado com mulheres grávidas, no antigo Nuam, hoje secretaria dos Direitos da Mulher. Vou participar do Congresso sobre Gengivite Gravítica no Pré-Natal. Durante a gravidez, ocorrem alterações hormonais (progesterona e estrógeno), que causam inflamação nas gengivas das gestantes”, disse.

O coordenador do Ceo fala sobre a Primeira Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Bucal. “Na primeira quinzena de agosto, capacitaremos os profissionais envolvidos, para uniformização do atendimento. Vamos agendar um dia, ainda a ser marcado, para a realização da campanha nos bairros de Macaé – cidade e região serrana – que receberão tendas itinerantes para atendimento maciço à população”, disse Júlio.