Centro de Referência ao Adolescente promove festa de confraternização

13/12/2007 15:06:33 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta sexta-feira (14), o Centro de Referência ao Adolescente (CRA), programa da Secretaria Especial de Saúde (Semusa), promove festa de fim de ano “Faça um adolescente feliz neste Natal”, das 9h às 16h, na sede do CRA. O objetivo do evento é confraternizar e integrar os adolescentes assistidos pela instituição. A programação do dia oferecerá aos adolescentes lanches, corte e escova de cabelo gratuitos, que serão feitos pelos profissionais do Instituto Embelleze. Além disso, haverá sorteio de cestas básicas, dentre outras surpresas.

O CRA foi criado no início de 2003 e, hoje, tem cadastrado 1.874 adolescentes. Uma equipe multidisciplinar atua no atendimento ao público, sendo composta por assistente social, nutricionista, técnica e auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta, enfermeira, psicóloga, ginecologista e obstetra. O público alvo do CRA é de jovens, com idade entre 12 e 18 anos, em sua maioria de baixa renda.

- Primeiramente, o jovem é atendido por uma assistente social que identifica a demanda que o adolescente traz e depois o encaminha para o profissional que dará prosseguimento ao atendimento. Muitas vezes, o jovem chega apresentando um problema e depois descobre-se que há outro muito mais importante a ser tratado. Em muitos casos, o profissional do serviço social também permanece fazendo o acompanhamento do assistido. Se por acaso o adolescente necessitar de tratamento que seja de uma especialidade médica que não conste no CRA, como oftamologista, por exemplo, ligamos e marcamos uma consulta para o jovem junto à Semusa. Temos o cuidado de proporcionar atendimento o mais humanizado possível - diz a coordenadora do programa, Monique Gouveia.

O atendimento do CRA é aberto ao público das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na rua Dr. Júlio Olivier, 128 – Centro.