Centro de Referência do Adolescente realiza palestra sobre DSTs

09/10/2015 16:13:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Objetivo é chamar a atenção para a prevenção e promoção da saúde

O Centro de Referência do Adolescente (CRA) realizou, nesta sexta-feira (9), no auditório do Paço Municipal, palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) para integrantes do Programa Jovem Aprendiz do Viva Rio. A programação faz parte da Primeira Semana Municipal da Criança do Adolescente organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Conselho e Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente e contou com o apoio da Secretaria de Saúde.

A coordenadora do CRA, Monique Rangel, que ministrou a palestra para os jovens, explicou que o objetivo principal é chamar a atenção para a prevenção, promoção da saúde e, principalmente, da realização do teste. Monique destacou ainda que a sífilis congênita é extremamente agressiva e a doença se desenvolve em três fases. Ela falou sobre a importância da assistência média no período de pré-natal, para detectar a DST o quanto antes e ministrar o tratamento adequado.

- Na palestra, eles têm a informação sobre quais são as doenças sexualmente transmissíveis, formas de contágio e qual é a melhor forma de prevenção, que ainda são os preservativos masculinos e femininos -, ressaltou a coordenadora, acrescentando que a palestra será ministrada também para jovens da Guarda Mirim e Programa Nova Vida, nos dias 13 e 15, às 9h e às 14h.

Nos dias 20, 21 e 22 deste mês, será realizada a campanha "Xô Sífilis", com uma tenda montada em frente à Sociedade Musical Nova Aurora. Os profissionais farão testes rápidos e distribuirão folhetos explicativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Jovem aprendiz do Viva Rio há um ano e seis meses, Milena Mendes, 18 anos, disse que gostou muito da palestra. "Não tinha informações e não sabia nada sobre a sífilis. É importante esse momento para conhecimento e mostrar como devemos ter cuidado com nossa saúde", afirmou.

Outro participante, Victor Duque, 18 anos, afirmou que a palestra esclareceu suas dúvidas. "Tivemos informações importantes sobre como fazer para termos uma vida mais saudável e quais os cuidados que devemos ter na hora de se relacionar com outra pessoa", comentou.

CRA - O Centro de Referência do Adolescente funciona na Rua das Laranjeiras, s/n, Imbetiba. No local, são oferecidos atendimentos como: clínico geral, serviço social, psicologia, ginecologia/obstetrícia, enfermagem, nutrição, dermatologia, fisioterapia e fonoaudiologia. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelos telefones: (22) 2796-1059 e 2759-9410 ou pelo e-mail: cra_paisca@yahoo.com.br.


Fotos Relacionadas