Centro de Referência do Diabetes (CRD) promove curso Oficina do Pé

13/05/2009 17:47:13 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Curso termina nesta quinta

Começou nesta quarta-feira (13), no Centro de Referência do Diabetes (CRD), o curso Oficina do Pé, direcionado para os profissionais da área de saúde do setor público. O curso termina nesta quinta-feira (14), e tem como objetivo capacitar e orientar os métodos corretos durante a prevenção do paciente diabético.

Segundo a enfermeira do Centro, Elizabeth Ferolla, o curso é de extrema importância para o profissional da área. “Nosso método é qualificar a rede de saúde de Macaé, pois temos incidência grande de portadores da doença”, disse a enfermeira.

A oficina do pé é um trabalho de prevenção. Os pés são avaliados no combate a micose, feridas, medindo pulsos arteriais, deformidade e a sensibilidade. A diabetes causa vários problemas como feridas, úlceras e até amputação de membros.

- É uma excelente oportunidade que o profissional tem com este curso, que serve como prevenção das doenças ocasionadas pela diabete, aonde atendemos pacientes oferecendo tratamento. Na aula prática que eu absorvi mais conhecimentos, comenta o enfermeiro do Posto de Saúde Família (PSF) do bairro Nova Holanda.

E tem mais programação vindo por aí. No próximo dia 20, o CRD realizará o curso para os profissionais da área de nutrição com tema “Oficina de Orientação Nutricional em Diabetes”.

CDR

A enfermeira Elizabeth Ferolla lembra que os pacientes chegam ao CRD encaminhados por um médico, passando primeiro, pela avaliação de uma das endocrinologistas e, em seguida, pelo restante da equipe – assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, técnica de enfermagem e podóloga.

Atualmente, o CRD possui três mil pacientes cadastrados, de crianças, adolescentes a adultos de até 60 anos. A fisioterapeuta do Centro, Patrícia Rabello, comenta que qualquer pessoa diabética pode procurar o Centro e adquirir todos esses tratamentos, que são gratuitos.

O Centro funciona na rua Benedito Lacerda, 103, centro, atrás do Mercado Municipal de Peixes, e funciona de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h. O Centro, que vem sendo referência no tratamento da doença na região, foi criado com o objetivo de levar qualidade de vida ao diabético, mantendo-o saudável.