Cerca de 240 caminhões de resíduos já foram retirados do Rio Macaé Antigo

12/01/2012 09:22:07 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Divulgação

A máquina draga anfíbia trabalhando no bairro das Malvinas

A máquina draga anfíbia, trabalhando há 40 dias em Macaé, já retirou cerca de 240 caminhões de resíduos do rio Macaé Antigo, entre os bairros Malvinas e Ilha Leocádia, onde é realizado o trabalho de desassoreamento do corpo hídrico. Pela primeira vez no estado, as atividades realizadas com a draga anfíbia na cidade será referência para o trabalho em outros municípios do Rio de Janeiro.

O secretário de ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, ficou satisfeito com o resultado das atividades. “Podemos verificar que foi feito um trabalho muito bom e há uma diferença entre a parte do rio que já foi desassoreada e que ainda não recebeu o equipamento. Com essa ação a gente revitaliza esse importante ecossistema, evitando enchentes nos bairros da redondeza, o que poderia colocar os moradores do entorno em risco”, explicou.

Maxwell aproveitou para lançar a campanha “Rio não é lixeira”, com o objetivo de auxiliar o trabalho de educação ambiental nos bairros.
- Pretendemos trabalhar cada vez mais a educação ambiental nas comunidades, a fim de evitar a ocupação irregular nas margens do rio e conscientizar a população de não jogar lixo no rio, pois o rio limpo
só traz benefícios - acrescentou.
Garrafas pet, pneus, sacolas plásticas e madeira são os principais resíduos retirados de dentro do rio pela draga.
O morador Josué Barbie elogiou o trabalho no bairro. “Está melhorando muito a situação do rio, todo mundo está feliz, satisfeito e agradecendo essa limpeza. Agora tem que conscientizar o povo para não jogar mais lixo no rio”, afirmou.

A máquina veio para Macaé através de uma parceria entre as secretarias de Ambiente municipal e estadual. A draga foi capitaneada pelo secretário estadual Carlos Minc e pela presidente do Inea, Marilene Ramos, através do Fundo Ambiental de Recursos Hídricos (Fundhri).

- O equipamento é muito eficiente. Vou fazer um pedido para a prefeitura adquirir uma para o município, pois temos muitos corpos
hídricos que precisam ser dragados - concluiu Maxwell Vaz.