Cevas é capacitada em utilização de novo larvicida

25/04/2024 12:24:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Novo larvicida começa ser utilizado em maio

Com objetivo de tornar cada vez mais eficiente o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Macaé por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), iniciou nesta quinta-feira (25), o treinamento para manejo de novo larvicida de combate ao inseto.

O curso, ministrado pela equipe técnica da Cevas é destinado aos agentes de combate a endemias e prossegue nesta sexta-feira (26). De acordo com o supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, os agentes foram divididos em quatro grupos e o novo produto será utilizado a partir do mês de maio.

Marcelino acrescenta que o novo larvicida biológico – VectoBac WG, é eficaz contra larvas de mosquito Aedes e Culex.



“A utilização só é recomendada para depósitos de água potável. O produto é seguro para a água de consumo humano, sendo seguro tanto para a população quanto para o agente que fará a aplicação”, disse.




O gestor do Cevas, Luan Campos, ressalta que a população deve manter os cuidados para evitar a proliferação do Aedes, como a deixar as caixas d 'água e tambores fechados, os pratinhos de plantas com terra e eliminar todos os depósitos que possam servir de criadouro do mosquito.

Para o agente de endemias da Cevas, Rafael Andrade, o treinamento é essencial para que possam tirar todas as dúvidas e aprender sobre as características do produto e como age.



“Muitos moradores querem saber mais informações sobre o que estamos colocando na sua casa, se faz mal para saúde humana e dos animais de estimação”, contou.



Levantamento
Na segunda semana de maio será realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Para as ações, o município será subdividido em áreas, compostas por um conjunto de bairros. Este trabalho é fundamental para traçar novas estratégias de combate, como ações de mobilização social, mutirão de limpeza, vistorias e campanhas de conscientização.

O Levantamento consiste na vistoria dos imóveis da cidade de forma amostral, que tem por objetivo quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas do município, além de definir quais são os principais tipos de criadouros do mosquito.

Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


Fotos Relacionadas