Chegada de frente fria provocou chuva forte em Macaé

05/12/2009 17:22:42 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Águas já baixaram na Linha Vermelha

O calor intenso e a chegada de uma frente fria foram os principais fatores da forte chuva que atingiu a cidade de Macaé nesta sexta-feira (4). De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil choveu 177,3 milímetros, de sexta-feira às 17h até às 7h deste sábado (5). O maior índice pluviométrico foi registrado entre às 17h e meia-noite desta sexta-feira. As águas já começaram a baixar mais rápido nesta tarde de sábado, com a diminuição da quantidade de chuva.

A chuva atingiu vários pontos do estado do Rio de Janeiro , inclusive da Baixada Fluminense, Região dos Lagos e Norte Fluminense. Em Macaé, seis bombas de sucção auxiliam o escoamento das águas pluviais na cidade. Duas estão instaladas no Novo Cavaleiros, duas na Nova Holanda e duas na rua Télio Barreto. Nesta rua, a prefeitura de Macaé continua ações junto à elevatória para a instalação de três bombas de sucção de alta potência. As bombas vão aumentar a vazão das águas pluviais que vêm do Canal Fábio Franco em direção ao ponto de deságue no Rio Macaé.

Para isso, a prefeitura está abrindo uma passagem num terreno localizado próximo à elevatória. Anteriormente, foram instalados tubos de ferro fundido, com 40 centímetros de diâmetro, na Rua Télio Barreto. As obras são realizadas pelo consócio CBPO/Zadar, sob a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop).

A prefeita de Macaé em exercício, Marilena Garcia, montou um Plano de Ação Emergencial, com diversos secretários para monitorar os estragos da chuva desde sexta-feira.