Chuva e sol requerem maior cuidado contra a dengue

13/01/2012 16:25:33 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Arquivo Rui Porto Filho

A população deve ficar alerta quanto aos cuidados para se evitar possíveis criadouros dentro de casa

Com o tempo variando entre dias quentes e temporadas de chuva, o clima se torna propício à proliferação do inseto transmissor da dengue. Com isso, a população deve ficar alerta quanto aos cuidados para se evitar possíveis criadouros dentro de casa, observando se não há nenhum recipiente acumulando água limpa.

Macaé vem conseguindo diminuir os números de casos de dengue no município. As constantes ações da Secretaria de Saúde, em parceria com diversos outros órgão municipais, têm promovido visitas as residências, mutirões, ações nas praças da cidade e fumacê (UBV) nas áreas que têm o índice do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) acima de 1%, caso dos bairros Botafogo, Malvinas, Morro de São Jorge e Praia Campista.

Para isso, o diretor técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rogério Lemos, diz contar com o apoio e ações também da população para manter baixas as taxas de infestação no município.

- As pessoas devem ensacar o lixo e colocar em suas calçadas só no dia e próximo da hora que o caminhão da limpeza for passar. Lixos mal acondicionados podem acumular água e são criadouros potenciais do aedes aegypti. Também é fundamental reforçar o cuidado com as piscinas, esvaziando ou tapando ao término do uso. Vasos sanitários devem ficar tampados também; estes são cuidados fundamentais – alerta Rogério.

O último resultado do LIRAa de Macaé apresentou 0,7 de índice de infestação. O que determina que o município está sob controle – acima de 1% o município fica em estado de alerta.

O município de Macaé é um dos poucos no Estado do Rio de Janeiro que teve diminuição de casos oficiais da doença, comparando os períodos de janeiro a setembro de 2010 e janeiro a setembro deste ano. Em 2010, foram 1575 casos confirmados no município. Já em 2011, foram 569 casos, representando uma queda de 61,4%.

Apesar de satisfatórios, os números anunciados não deixam o município fora de alerta, visto que o estado do Rio está em iminência de epidemia da doença. Muitos municípios vêm mantendo os índices elevados.

A dengue está por todo o país e o Governo Federal prevê uma epidemia do vírus tipo 4, que há pouco entrou no país. A dengue possui quatro soro tipos de vírus (DENV 1, DENV 2, DENV 3 E DENV 4).

Abaixo uma lista de ações diárias que devem fazer parte do cotidiano do macaense:

Verifique o seu quintal
Tampe a caixa d’água
Limpe a calha do telhado
Não deixe água parada na laje
Recolha e trate o lixo de maneira adequada
Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas
Converse com seus vizinhos e companheiros de trabalho sobre o que estão fazendo contra a dengue.