Chuva: equipes da prefeitura em ação para minimizar estragos

05/12/2009 12:31:52 - Jornalista: Simone Noronha e Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Agentes da Mactran orientam motoristas

Equipes de todos os órgãos municipais estão trabalhando para mininimizar os estragos feitos pela chuva que alagou diversos pontos da cidade. A orientação da força-tarefa montada pela prefeitura para que as pessoas evitem ao máximo sair de casa. De acordo com a Defesa Civil, choveu desde a tarde desta sexta até a manhã deste sábado cerca de 150 mm, volume que era esperando para metade do mês de dezembro.

Para casos de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil, pelo 199. Desde a tarde desta sexta-feira (4) até a manhã deste sábado, a equipe da Defesa Civil já havia recebido cerca de 15 chamados. As famílias desalojadas estão tendo apoio da prefeitura e estão sendo levadas para as casas de parentes ou amigos.

As bombas de sucção estão funcionando desde o meio-dia desta sexta-feira, mas devido ao grande volume de chuva e à maré cheia, as águas estão baixando mais lentamente. A Secretaria de Mobilidade Urbana pede aos motoristas que evitem passar pelas ruas Teixeira de Gouveia, Manoel Braga, Velho Campos e Fábio Franco, que ainda estão alagadas.

Outro ponto que deve ser evitado é a Avenida Aloísio Gomes, próximo ao Shopping Plaza Macaé, onde há riscos de deslizamentos de terra. Na rua Teixeira de Gouveia, uma árvore caiu durante a madrugada. Equipes da prefeitura já estão trabalhando no local nesta manhã.

Desde a madrugada, 15 equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão percorrendo os pontos mais críticos da cidade, fazendo trabalho de retirada de entulhos. “Infelizmente, tem pessoas que ainda jogam lixo nas ruas. Numa situação de chuva forte como a que enfrentamos, isso só piora os problemas de alagamentos”, comentou o secretpário George Jardim.

Os bairros mais atingidos pelos alagamentos são Sol y Mar, Riviera Fluminense,Visconde de Araújo, Miramar, Campo D’Oeste, Novo Cavaleiros, Nova Holanda, Nova Esperança e Novo Horizonte.