Chuva: Prefeitura monitora ruas e estradas para garantir segurança dos cidadãos

08/10/2008 15:11:05 - Jornalista: Maria Izabel Moneteiro

A Prefeitura de Macaé e as secretarias de Defesa Civil, Infra-estrutura, Obras, Serviços Públicos e Interior realizam monitoramento em toda cidade e nos distritos serranos para garantir o atendimento ao cidadão em caso de alagamentos de ruas e estradas, por causa das fortes chuvas que caem no município desde a tarde de terça-feira (7).

De acordo com informações do secretário de Defesa Civil, Eric Schueler, na tarde e noite de terça-feira o índice pluviométrico no município foi de 26,2 milímetros por segundo, mas a previsão do Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj) é de que esse índice atinja 50 milímetros/s nesta quarta-feira (8).

- Estamos com a equipe da Defesa Civil, juntamente com equipes de outras secretarias de governo, nas ruas fazendo o patrulhamento e a postos para qualquer emergência. Até agora, o nível da chuva é o esperado. No bairro Novo Horizonte, onde a situação tem se mostrado mais crítica em chuvas anteriores, só em algumas ruas há pontos de alagamentos. Isso mostra que a abertura da barra da Lagoa de Imboassica ajudou no escoamento do bairro. Com a lagoa em nível baixo, a água desce por gravidade e evita o alagamento, disse Eric Schueler.

O secretário informou que também no bairro Imboassica não há ruas alagadas, apenas alguns pontos de alagamentos que não causam transtornos aos moradores. Nas ruas localizadas nas proximidades do Ginásio Municipal, no Sol y Mar, apenas a rua Água Marinha está alagada, mas o nível está baixo, não atingindo residências. Nas demais ruas, a situação é normal.

A Prefeitura monitora também o bairro Nova Holanda, onde há poças em ruas, mas sem maiores problemas. Equipes da secretaria de Serviços Públicos percorrem todas as ruas da cidade, efetuando limpeza e retirada de lixo para evitar o entupimento dos bueiros. Aconteceu queda de uma árvore, na Barra de Macaé, causada pelos fortes ventos da madrugada de quarta-feira e a Mactran foi acionada e o problema já foi resolvido.

Na região serrana, as fortes chuvas não causaram maiores problemas, mas tanto as rodovias RJ 162 e RJ 168 e as estradas vicinais estão sendo monitoradas, para garantir o escoamento da produção agrícola e leiteira da serra macaense. A secretaria do Interior mantém homens e máquinas a postos para atender a qualquer solicitação dos proprietários rurais do município.