Cidade Universitária apresenta I Mostra de Trabalhos Acadêmicos

19/10/2009 10:45:04 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Robson Maia

Evento segue até sexta na Cidade Universitária

Antecedendo a programação da III Semana Universitária Integrada, começa nesta segunda-feira (19) na Cidade Universitária a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos. Neste período, cerca de 30 trabalhos universitários de extensão e de iniciação científica serão apresentados no auditório, das 16h30 às 18h30, até sexta-feira (23).

Com duração de 20 minutos, as exposições de alunos e de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass0, a faculdade pública do município de Macaé, serão abertas à comunidade.

Segundo o superintendente Acadêmico da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Meybardo Rocha, a iniciativa da fundação tem três objetivos principais: incentivar a participação dos alunos em projetos de pesquisa e de extensão, para que tenham formação acadêmica ampla e voltada para a sociedade; prestar contas à comunidade macaense do investimento no ensino superior e mostrar resultados de projetos à comunidade acadêmica.

Todos os projetos são patrocinados pela Funemac, que além desses, investe em bolsas de monitoria e em bolsas-auxílio, essa última para cerca de 20 estudantes com carência financeira. O financiamento da fundação inclui as bolsas de iniciação científica e de extensão e todo o material necessário. 64 bolsistas integram a Mostra.

Pela primeira vez, a FeMass participa de um simpósio com este. A faculdade pública de Macaé, que tem como proposta a metodologia de projetos, apresentará “FeMass e a Sustentabilidade”. “Observamos que a sustentabilidade e as questões ambientais estão se constituindo como linha de pesquisa na faculdade”, disse o diretor Francisco Carlos Gomes.

Os quatro projetos elaborados e apresentados por alunos do primeiro ao oitavo período são integrados dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. Também será exibido o filme “A história das Coisas”, seguido de debate, na quinta-feira, 22, às 16h30.

Os projetos de extensão, aqueles em que a universidade vai ao encontro da sociedade, têm como objetivo proporcionar que os alunos utilizem a teoria acadêmica na prática social, como benefício a sua formação e à comunidade.

Entre os de extensão se destacam projetos como o de informática para a terceira idade, que envolve a auto-afirmação na sociedade; o “Residência Jurídica”, desenvolvido pela UFF, que consiste em prestação de atendimento jurídico na rua Conde de Araruama por alunos bolsitas; o de “Diagnóstico Ambiental da Foz do Rio Macaé”, da UFRJ, entre outros. Os projetos de iniciação científica são aqueles mais restritos ao ambiente acadêmico, mas que seus resultados, no futuro, devem retornar como benefícios à sociedade.