Cidade Universitária inicia cursos de pós graduação para servidores

14/08/2009 23:47:16 - Jornalista: Cliton Davisson

Começou nesta sexta-feira (14), na Cidade Universitária, o curso de Pós graduação de Gestão Escolar com Ênfase em Gestão Democrática, cumprindo uma das metas anunciadas em fevereiro pela Secretaria de Educação. Serão cerca de 400 horas de aula, somadas ainda à 40 horas referentes a orientação e defesa da monografia.

- O curso é destinado aos profissionais de Educação da rede municipal, preferencialmente aqueles que atuam em gestão escolar. As aulas vão acontecer todas as sextas-feiras, das 8h às 17h, com término previsto para dezembro de 2010, informou a secretária de Educação, Marilena Garcia, lembrando que entre os alunos estão diretores e supervisores escolares, orientadores educacionais, orientadores pedagógicos e profissionais da rede em geral.

O objetivo é a formação e especialização dos profissionais para atuar na administração de escolas, levando em consideração a importância da participação de toda a comunidade nos processos de tomada de decisão caracterizando assim uma gestão democrática.

Segundo o professor Francisco Carlos Gomes, que ministra a disciplina “Trabalho Pedagógico e Cotidiano Escolar”, o curso superou a expectativa de 50 alunos e teve 70 inscrições. “Muitos ainda não vieram na primeira aula porque estavam em dúvida se a Cidade Universitária funcionaria por causa da Gripe A”, afirmou, Francisco que promoveu uma discussão sobre as diferenças e as dificuldades em colocar em prática as teorias pedagógicas.

- As dificuldades estão na diferença entre as pessoas. Cada ser humano é complexo e não se comporta de maneira previsível. Além disso, existem dificuldades comuns à realidade brasileira, como o fato de que os professores buscam trabalhar em mais de uma escola ao mesmo tempo, concluiu.

A orientadora pedagógica, Letícia Bittencourt, trabalha no ensino médio da rede municipal e afirma ter procurado o curso para buscar justamente uma aproximação entre a teoria pedagógica e a prática no cotidiano escolar.

- A gente que busca esse aperfeiçoamento, têm a esperança de conseguir melhorar a situação nas salas de aula e também o ensino. Acho que é uma forma a mais de lutar e fazer a diferença, explica.

Pós graduação em História Regional

Neste sábado (15) começa o curso de Pós graduação em História Regional. Segundo o superintendente acadêmico da Educação, Meynardo Rocha, a implementação de mais dois cursos gratuitos de pós graduação visa dar continuidade à política de valorização do servidor proposta pela prefeitura.

- Com o curso de pós graduação de Gestão Escolar com Ênfase em Gestão Democrática, queremos fomentar processos democráticos na administração das escolas, de modo que as várias ações voltadas para a melhoria da educação encontrem naqueles ambientes e na postura de seus gestores, o espaço propício para construções em conjunto. Já com a pós graduação em História Regional, desejamos impulsionar além da formação, a pesquisa histórica sobre o município e, através desse conhecimento, fomentar valores de pertencimento e conseqüente respeito pelo entendimento de que a história é o resultado da ação do próprio homem no tempo, destacou.