Cine Semaph encerra 2010 com filme “National Kid”

20/12/2010 14:43:32 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Seriado foi criado com a finalidade de servir de merchandising para a National Electronics, atual Panasonic

Nesta quinta-feira (23), às 19h, será o encerramento da “Sessão Matinê”, em 2010, com o filme japonês “National Kid”. Os que forem ao Cine Semaph, no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama 248, terão a oportunidade de curtir uma série, exibida pela primeira vez em agosto de 1960.

O coordenador do Cine Semaph, o cinéfilo Leonardo Saleh, explica que o seriado foi criado naquele ano, por encomenda, com a finalidade de servir de merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic.

A tarefa foi entregue ao mangaka Daiji Kazumine, o mesmo que algum tempo depois criaria outro herói espacial, Spectreman. O personagem deveria ter poderes especiais, voar e lutar pela paz no mundo. Levaria o nome da empresa para ajudar a aumentar as vendas. Os atores eram, em alguns casos, amadores, e os episódios foram todos filmados em preto-e-branco.

Saleh lembra que a abertura dos episódios começava com os dizeres do locutor, em forma de lema: “Mais rápido que os aviões a jato, mais forte que o aço! Super herói invencível, cavaleiro da paz e da justiça: “National Kid!” A partir daí então era entoada a canção tema do seriado.

O Filme

Sobre o filme dessa quinta-feira, cuja entrada é gratuita, Leonardo comenta que National Kid voa no espaço vindo da sua terra natal Andrômeda quando percebe uma grande nave espacial indo em direção ao planeta Terra e resolve ir também para saber do que se tratava. Foi quando ele descobre que eram os Incas do planeta Vênus que queriam tomar o planeta porque os humanos haviam construído a bomba atômica. O herói resolve ajudar contra este e outros ataques que estaria por vir ao longo das séries.

- Vestido com roupa espacial, capacete, máscara, capa, luva e com uma grande letra "N" estampado no peito, nosso herói salvava a todos e era auxiliado (ou atrapalhado) por vários personagens. O que caracterizava este super-herói era o seu modo de voar. Diferente do Super-Homem, ou qualquer outro, ele voava com os braços abertos. Com duas pistolas que emitiam apenas um tipo de luz, colocava fora de combate os seus adversários. Suas lutas corporais com seus adversários eram verdadeiras danças, e ele é um dos precursores das lutas marciais vistas hoje nos filmes do gênero – relata ele.