CIPA realiza inspeção no novo Complexo Administrativo da prefeitura

03/04/2009 08:50:56 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

O objetivo foi verificar as instalações elétricas, hidráulicas e onde serão colocados os extintores que precisam ser de fácil acesso

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizou vistoria nas instalações do novo Complexo Administrativo da prefeitura de Macaé, localizado na Avenida Presidente Sodré. O objetivo da inspeção foi verificar se a construção atende aos padrões e normas de segurança. A ação foi realizada na última quarta-feira (1) e contou com a participação do presidente da Cipa, Augusto Francisco Adolfo.

A prefeitura adquiriu a sede do antigo Hotel Ouro Negro com a finalidade de reformá-lo para instalar no local o novo Complexo Administrativo Municipal, onde irão funcionar várias secretarias municipais, evitando gastos com aluguel.

- O objetivo foi verificar todas as instalações elétricas, hidráulicas (locais de instalação de hidrantes em cada andar) e os locais onde serão colocados os extintores que precisam ser de fácil acesso. Além disso, vistoriamos a qualidade das janelas, portas e do piso para verificar se estão dentro das normas de segurança. Os banheiros também foram inspecionados tanto os dos funcionários quanto o que irá atender o público. Outra preocupação também foi verificar a acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, explicou o presidente da Cipa.

Foram verificadas também as rotas de fuga do prédio, para que em caso de acidentes, sejam de fácil acesso. "Fizemos o levantamento ergonômico (postura), para a instalação do mobiliário, para que também estejam dentro das normas de segurança. Além disso, vamos requisitar uma sala para o departamento médico, com enfermeiro de plantão, que está prevista na NR-32 (Norma de Segurança Nacional)”.

- Vamos fazer agora o mapeamento de todo o prédio. Essa visita foi para realizar uma inspeção e verificar o que é necessário para seu funcionamento, com as instalações dos devidos equipamentos para que tudo esteja dentro dos padrões de segurança - completou Antônio Augusto.