Circuito Costa do Sol de Canoa Havaiana atrai competidores na Lagoa de Imboassica

16/04/2023 19:56:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Ana Chaffin

Primeira etapa do Circuito de Canoa Havaiana 2023 é realizada com muito sol neste domingo

A beleza natural da Lagoa de Imboassica foi cenário neste domingo (16) do circuito Costa do Sol de Canoa Havaiana 2023. A primeira etapa foi promovida também no sábado (15) e reuniu participantes divididos nas categorias Kids, Junior, Open, Master 40, 50 e 55. Os remadores masculinos e femininos competiram na categoria Mista. O prefeito Welberth Rezende participou da premiação.

No domingo, das 9 às 16 horas, foram realizadas competições de canoas OC6 (seis remadores). No sábado (15) foram promovidas competições de canoas individuais e duplas, além de atividades de remo e vela para juniores e kids.

De acordo com o organizador do evento, Carlos Paiva, o circuito 2023 está programado para quatro etapas nos municípios de Macaé, Cabo Frio, Iguaba e Búzios.

A canoa havaiana atrai praticantes apaixonados pelo esporte, como é o caso de Márcia Loureiro, que competiu neste domingo na feminina e mista.


“O que mais gosto do esporte é a saúde mental, é muito bom estar perto da natureza, vemos animais como peixes diversos, capivaras na Lagoa e já chegamos a admirar uma arraia perto da Ilha de Santana. Além da parte física, a saúde mental é muito trabalhada”, acentuou.



Integrante da equipe Macaé Hoe, Leonardo Ferreira participou da categoria open masculina de cinco quilômetros e analisou que o esporte promove concentração, foco e trabalho em equipe.


“A canoagem traz benefícios para toda vida, fortalecendo a mente e o convívio social”, garantiu.



Para o prefeito Welberth Rezende, cabe também ao poder público estimular a saúde e a qualidade de vida.


“Sempre damos apoio a eventos esportivos, temos este final de semana a 1ª Copa de Futebol Society de Surdos, a Copa de Beach Tennis, o circuito canoa havaiana e nosso calendário oficial de eventos inclui diversas outras programações de atividades esportivas para todas as idades”, afirmou.



O secretário de Esporte, Marvel, apontou que o esporte traz apenas benefícios, tanto para o físico, quanto para a mente.


“Foi um sucesso total aqui na Lagoa o circuito Costa do Sol de Canoa Havaiana. Ao longo do ano vamos continuar promovendo e apoiando diversos eventos esportivos”, enalteceu.

A canoa havaiana é uma atividade física cuja estrutura principal é ser uma embarcação a remo, com um flutuador lateral que dá estabilidade aos praticantes. Existem alguns tipos de canoas, variando de acordo com os números de lugares, sendo desde individual (OC1), duplas, de quatro lugares e de seis lugares.


Os clubes e projetos participantes foram Eva´a de Araruama; Escola de Vela de Barra de São João; Búzios Va´a, Elite Bzs, Mahalo, Projeto Zezinho, Makani, MPS e Hui Hoa de Búzios; Hee Nalu, Lokomaikai, Maiki, Tritão e Maluhia de Cabo Frio; Maricá Va´a de Maricá; Associação de Vela, Canoinha, Crispy Koa, Hexa Va´a, Kwanita, Loko, Macaé Hoe, Macaloha, Vela Jovem de Macaé; Araribóia de Niterói e de São Pedro, Aldeia Va´a e Hoku.


Fotos Relacionadas