Circuito de artes no Sana

10/09/2009 16:21:03 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

Trupe Grandes Seres da Montanha é uma das atrações

Neste sábado o distrito do Sana, na região serrana de Macaé, vai ser palco da IV Mostra do Programa Art Luz na Feira de Interação Social CriaSana, a partir das 17 horas, com realizações de oficinas de música, circo, teatro e dança. A mostra que começou no dia último dia cinco na Casa de Cultura Emílio Gato, segue até o próximo dia 20, com a exposição das oficinas de desenho, artes plásticas e reciclagem, além da mostra visual do Sambando e da Trupe Grandes Seres da Montanha.

No evento serão apresentados os trabalhos produzidos pelos alunos do Programa Art Luz do Núcleo Sana no bimestre, com o título “Brasil é arte para toda parte”, que tem como propósito levar aos alunos, pais e professores a riqueza e diversidade do país.

De acordo com coordenadora do Art Luz do Sana, Ana Paula Prado, a participação da comunidade foi fundamental para que este evento acontecesse, cedendo espaço e confeccionando figurinos. O evento também conta com o apoio das instituições Associação de Moradores Produtores Rurais e Eco-Turística da Cabeceira do Sana; Colégio Municipal do Sana; Sambando Núcleo de Percussão do Sana; Casa de Cultura Emílio Gato; e Feira de Interação Social CriaSana.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura e secretária de Cultura, Sheila Polly, explica que um dos pilares do Art Luz é o resgate da cidadania, é incluir o jovem no contexto social, dando-lhe oportunidade de crescimento profissional e pessoal.

O Programa Art Luz chegou ao Sana em 2007. Hoje ele conta com 385 alunos, fazendo oficinas semanais de balé, jazz, violão, baixo, teoria musical, danças populares brasileiras, circo, teatro, instrumentos de sopro, percussão, alongamento e pilates, jiu jitsu, educação musical, canto, desenho, artes plásticas, educação ambiental e construção de objetos e móveis através da reciclagem. O Art Luz é um programa da prefeitura de Macaé, administrado pela Fundação Macaé de Cultura.