Circuito Escolar marca programação do Maio Amarelo

07/05/2024 13:44:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Esta semana, estudantes de 20 escolas municipais vivenciam as regras e leis do trânsito.

É de pequeno que se aprende! A expressão está sendo colocada em prática durante o Circuito Escolar, promovido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, que faz parte da programação Maio Amarelo. Esta semana, crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino estão conhecendo as regras e leis de trânsito. As atividades acontecem na quadra do Sindipetro-NF, com o objetivo de transformá-los em multiplicadores.

Ao todo, 20 escolas irão visitar até sexta-feira (10) o circuito, organizado pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito. As primeiras informações são apresentadas durante uma palestra, mas em seguida os estudantes vivenciam, de forma lúdica, os cuidados que devem ter ao atravessar uma rua, as placas mais comuns, a velocidade permitida e as cores dos semáforos.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, destacou que a educação é a fonte de mudanças da sociedade, principalmente, no trânsito.



“Estamos educando novos motoristas. A proposta é sempre a prevenção ao oferecermos às crianças mais conhecimento sobre o trânsito e, com isso, elas possam levar essas informações para o convívio familiar”, frisou.



O estudante Pedro Lucas Machado, 11 anos, da Escola Municipal Eraldo Mussi, afirmou que sabe bem a importância de respeitar as regras do trânsito e enumerou o que aprendeu. “Aprendi que não devemos ultrapassar o sinal ao atravessar a rua, e o veículo deve reduzir a velocidade em frente a uma escola”, disse.

O professor de Pedro, Ryan Barroco, pontuou que o aprendizado é muito importante para todos.



“Eles saem daqui mais conscientes com o trânsito para uma atuação no bairro onde moram, assim como no município como um todo”, ressaltou.



O diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, lembrou que a campanha Maio Amarelo é uma ação internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).



“O intuito é alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, com a proposta de reduzir 50% dos casos. Desde 2011, o mês de maio se tornou referência mundial na divulgação e avaliação dos resultados”, explicou.



Por meio do ‘Selo Amigo’, a Campanha Maio Amarelo da Secretaria de Mobilidade Urbana tem apoio das seguintes empresas: HPU Brasil, Expro do Brasil, Expresso Predileto, Perkons e SIT Macaé Transportes. O representante da Expro, Halaff Barreto, participou do circuito escolar nesta terça-feira (7) e falou sobre a importância de apoiar a ação. “A Expro abraça essa causa, pois reconhece a importância da conscientização no trânsito”, afirmou.


Confira a programação completa do Maio Amarelo.


Fotos Relacionadas