Clássico e Moderno: espetáculo para todos

09/07/2009 15:43:50 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

Teatro Municipal de Macaé comemora aniversário de 17 anos de fundação com espetáculo de dança

De Tchaikovsky a Ney Matogrosso, a diversidades de estilos foi a marca da noite de gala de quarta-feira (8) no Teatro Municipal de Macaé, que iniciou as comemorações do seu 17º aniversário de fundação. As academias locais Âmbar, Studio Claudia e o Art Luz, junto com a Cia. Brasileira de Ballet e o Conservatório Brasileiro de Dança, proporcionaram um espetáculo de alto nível, levando o público a se levantar, ovacionando os grupos em cena.

A cerimônia foi aberta pelo subsecretário de Cultura, Ely Peron Frongilo, ressaltando o respeito e a dignidade que o Teatro conquistou ao longo desses anos.

- Foram inúmeras apresentações que já passaram por este palco, muitas delas de nível nacional e até internacional. Quando penso em espetáculo, a dança é a primeira das artes que vem à minha imaginação, ela consegue reunir todas as expressões artísticas, ou seja, tudo que é arte, comentou.

Jorge Texeira, diretor da Cia. Brasileira de Ballet e do Conservatório Brasileiro de Dança salientou a necessidade de resgatar o interesse do público em geral pelo balé clássico e pelo de repertório, declarando também a importância dessa integração entre as academias que a Fundação Macaé de Cultura promoveu. “Gostaria de parabenizar a direção da casa por esta iniciativa e que com certeza essa experiência trará resultados muito positivos”, afirma Jorge.

- A dança sempre esteve presente em minha vida. Admiro cada passo, cada gesto, cada olhar. Acho que dança enobrece o ser humano, deixando-o mais sensível e capaz. O espetáculo mostrou que o caminho é longo, mas que é possível, basta acreditar. Isto ficou muito claro com a apresentação do Art Luz, que encantou a todos com a sua garra e determinação. Vamos estar sempre prestigiando este segmento da arte,afirma a secretária de Cultura e presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.

Os participantes das companhias foram quase unânimes em seus depoimentos. Todos acharam excelente a integração das academias, fato que nunca ocorreu anteriormente, como também a importância desse intercâmbio, possibilitando crescimento artístico e cultural.