Cobra jararacuçu é capturada por agentes do Grupamento Ambiental da Guarda

26/05/2010 16:52:39 - Jornalista: Claudia Massad

Equipe da Secretaria de Ordem Pública de Macaé, através do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Macaé capturou nesta quarta-feira (26), na Escola Estadual Municipaliza de Córrego do Ouro, uma cobra jararacuçu, víbora venenosa que pode alçancar até dois metros.

A jararacuçu é uma cobra que dá o bote a grande distância, ou seja, pode atingir uma distância do tamanho dela mesma. No Brasil, a maioria dos acidentes envolvendo pessoas picadas por cobras são atribuídos às picadas de jararacuçus.

O gerente do Grupamento de Proteção Ambiental, GM Madson, informou que a diretora da Escola da serra, Sônia Teixeira, solicitou a presença da equipe, após presenciar o animal em um caibro no sótão da escola.

- As cobras jararacuçus são muito temidas pela quantidade de veneno que podem injetar. Localizar uma jararacuçu não é fácil porque ela possui uma camuflagem quase perfeita e, mesmo para olhos treinados, quase sempre, passa desapercebida. Nossa sorte é que as jararacuçus costumam tomar sol para se aquecerem durante o dia e preferem caçar à noite, por isso conseguimos pegá-la antes que atacasse alguém, frisou Madson.