COGEPLAD lança Projeto Construindo Macaé Para Todos

18/07/2005 18:07:44 - Jornalista: Catarina Brust

A Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) lançou nesta segunda-feira (18), no Centro Macaé de Cultura, o Projeto Construindo Macaé Para Todos, direcionado aos estudantes de 5ª a 8ª série da rede municipal de ensino. O projeto é para promover a participação da comunidade escolar na construção do Plano Diretor de Macaé.

Cerca de 10 escolas participaram do evento. O Coordenador do Plano Diretor de Macaé, Hermeto Didonet, fez a abertura do Projeto explicando que o Plano é uma Lei que é fundamental na organização do crescimento da cidade.

-Macaé sofre as conseqüências de uma economia forte ligada ao petróleo, os impactos negativos e positivos. Temos problemas derivados disso, que é a migração, quando as pessoas vêm de outros estados em busca de emprego num mercado que exige qualificação. O Plano Diretor é um processo de construção participativo, em que o cidadão pode exercer seu papel discutindo o que é melhor para sua cidade – afirmou Hermeto.

Dentro dessa ótica, a Cogeplad lançou o Projeto Construindo Macaé Para Todos para conscientizar os jovens e envolver os alunos no processo de construção participativo do Plano Diretor com o objetivo de levantar problemas e demandas e motiva-los a refletir possíveis soluções. Os alunos formarão grupos dentro das escolas para recolher informações, discutir problemas, apresentar propostas, elaborar mapa com as informações e elaborar uma apresentação.

- Caberá a secretaria de Educação selecionar os trabalhos mais completos para serem encaminhados a Cogeplad que marcará uma apresentação do trabalho para a comunidade. Todos os alunos receberão certificado de participação no projeto – explicou Teresa Huguet, da equipe técnica da Cogeplad.

Sete estudantes do Colégio Municipal do Sana, vieram para o lançamento do projeto acompanhados do diretor da escola, Sol Grey Tavares Tavares Ribeiro. “Acredito na participação popular, do estar interferindo no processo e participando do começo ao fim”, disse Sol.

- Fomos informados que seriam discutidos temas sobre o Sana também, queremos participar do debate e nos explicaram que trataria também sobre o meio ambiente, tipo a Lei da Área de Proteção Ambietal (APA) do Sana – afirmou Yolanda Jandre de Freitas, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio.

Cleuza Cardoso, professora e membro da equipe técnica da Coordenadoria do Plano Diretor fez uma motivação com os estudantes contando a história “A Menina das Borboletas”, uma menina que não desistiu das adversidades e que buscou o seu sonho.

- Nunca deixem de sonhar. Hoje é um momento importante para isso, para melhorarmos as nossas vidas, e buscarmos o que queremos melhorar na nossa cidade – finalizou Cleuza, muito aplaudida pelos alunos.