Colégio de Aplicação recebe projeto “ Saúde da Mulher”

13/05/2011 14:39:56 - Jornalista: Assessoria de Imprensa Educação

A importância no cuidado da saúde da mulher está sendo objeto de debates no Colégio de Aplicação (CAp) da prefeitura de Macaé. Estudantes do Ensino Médio do CAp estão participando de palestras voltadas para a saúde mental e qualidade de vida da mulher.

A programação está sendo desenvolvida através de uma parceria entre a Secretaria de Educação, a subsecretaria de Políticas para Mulheres e o curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá. As palestras, direcionadas aos alunos de Ensino Médio, estão sendo realizadas nos turnos das manhã e tarde. As datas das próximas palestras estão sendo definidas pela organização do projeto.

No calendário, estão as palestras, ministradas pela Coordenação do Curso de Enfermagem, com os temas “Saúde Mental - Aspectos Psicológicos da Gravidez na Adolescência”; “Prevenção ao Diabetes e hipertensão” e “Cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis”.

Durante as explanações, os profissionais informam as formas de prevenção do vírus HIV, Hepatites B e C, os métodos contraceptivos e pílulas. Os estudantes também recebem orientações sobre o alerta às mulheres quanto a importância auto-exame contra o câncer de mama.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Alves, a participação da secretaria de Educação (Semed) na programação voltada para a Saúde da Mulher é fundamental. “Os alunos de Ensino Médio são multiplicadores de informação. Outras unidades que ainda atuam com o Ensino Médio e também com a Educação de Jovens e Adultos ( Eja) serão incluídas no cronograma da programação".

- Entendemos a importância dos temas abordados, e nosso objetivo é expandir a programação para outras escolas da rede, ressaltou o secretário de Educação, Guto Garcia.

A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza, lembrou que o próximo dia 28 é de suma importância para as mulheres .

- A data de 28 de maio é o dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, que foi reconhecido na reunião de filiadas da Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos (RMMDR), na Costa Rica, em maio de 1987 e hoje é prova de luta em toda a sociedade, lembrou.

O Colégio de Aplicação de Macaé foi implantado pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação há um ano. Com cerca de 400 alunos, a unidade está se destacando no contesto educacional por atuar de forma inovadora com alunos do Ensino médio, ingresso ao superior e também de campo de ensino, pesquisa e extensão direcionados à diferentes práticas pedagógicas