Colégio Municipal Engenho da Praia promove café literário “Engenharte”

28/06/2011 17:02:01 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

Café Literário Engenharte estimula cada vez mais nos alunos o gosto pela leitura

O Colégio Municipal Engenho da Praia promoveu nesta terça-feira (28), a 1º edição do Café Literário da unidade. O evento fez parte de uma iniciativa da equipe da sala de leitura, que aproveitou a ação para promover campanhas junto aos alunos para a criação do logotipo da bandeira da escola, além da mascote para a sala de leitura, que a partir de agora passa a se chamar “Sala da Descoberta”.

- Na sala de leitura são realizadas várias atividades e os professores acreditaram que era a hora de brindar os alunos. Para isso, a escola criou campanhas importantes para o reforço da identidade do colégio. E tudo isso foi feito com os alunos, que vêm mostrando cada vez mais interesse pela leitura. Por isso não deixamos para o final do ano, quando muitos deles estão indo embora. Resolvemos celebrar agora, para que esse trabalho tenha continuidade e cresça – disse a diretora Ivone de Jesus Rodrigues.

As responsáveis pela sala de leitura, Elsa Azevedo Dias, Sandra Alves de Azevedo e Leila Márcia Viana Novaes, afirmam que o objetivo maior do projeto, que teve como ponto alto o Café Literário, é exatamente estimular no aluno o prazer da leitura:

- Temos um projeto com o objetivo de despertar o aluno para o prazer de ler, para os cuidados que deve ter com o livro, valorizando quem o escreveu e mostrando, inclusive, que os alunos também têm condição para isso. Basta apenas começar. No Café Literário tivemos essa culminância, com representantes de cada sala – disse Elsa.

Para a diretora Ivone de Jesus Rodrigues essas profissionais são fundamentais para desenvolver este trabalho: “A escola não é só sala de aula e a educação não é feita somente através de livros e cadernos. A educação também é feita nos sonhos, na poesia, no saber. A educação deve ver o ser humano como parte de um todo. O mais importante para nós é que não seja só um trabalho do Engenho da Praia. As parcerias são muito importantes”, disse.

Durante o Café Literário “Engenharte”, ainda foi realizado o concurso de slogans da campanha “Pratique cidadania e cuide bem do seu livro didático”, que premiou três alunos que criaram as frases de maior destaque com uma tarde de sessão no cinema e lanche em um fast food:

- Além do concurso para a escolha da mascote da sala de leitura e do logotipo da escola, os alunos produziram as frases e as melhores foram escolhidas por funcionários, professores e a diretora da escola. Como a escola acredita que a literatura seja descrita também através da imagem, pensamos em levá-los ao cinema, o que permitirá que eles viajem por um mundo que, por muitas vezes, não faz parte da realidade deles – completou Ivone de Jesus Rodrigues.

A diretora ainda adiantou que o 1º “Engenharte” será o primeiro de muitos que virão: “O aluno deve saber, através do seu trabalho e da sua produção, que ele é importante. O evento já está incluído em nosso calendário e iremos criar outros estímulos para que continue existindo e, quem sabe, seja realizada uma nova edição ainda este ano”, finalizou.