Colégio Municipal Eraldo Mussi completa 21 anos

29/09/2011 11:19:28 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

A programação é marcada por apresentações culturais que se estendem até sexta-feira (30)

O Colégio Municipal Eraldo Mussi, no bairro Malvinas, está em festa durante toda a semana. Na quarta-feira (28), os 380 estudantes do 1° ao 5° anos de escolaridade participaram da comemoração dos 21 anos de funcionamento da unidade. A programação é marcada por apresentações culturais que se estendem até sexta-feira (30).

Programações como estas reforçam a proposta da Prefeitura de Macaé que, por meio da Secretaria de Educação, tem como finalidade a qualidade de ensino da rede municipal de ensino. "Estas programações são fundamentais porque trazem a comunidade para a escola, reforçando os laços com a unidade, resgatando a cultura do pertencimento e difundindo a idéia da escola como local de cultura e conhecimento", diz o secretário de Educação, Guto Garcia.

Presentes na comemoração, a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, e uma das coordenadoras do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, Sonerline Miguel, afirmaram que a comemoração aos 21 anos do Eraldo Mussi representa a integração da comunidade escolar e destaca a escola como espaço de expressão e recreação.

- Pudemos perceber que os alunos e profissionais da escola desenvolveram trabalhos artísticos que contribuíram com o processo ensino-aprendizagem. Observamos o prazer das crianças de fazerem parte de atividades diversificadas. Esta é a prova que o espaço da escola Eraldo Mussi é considerado proveitoso, pois eles apresentaram as produções elaboradas com muito entusiasmo, disse a subsecretária.

O aniversário da unidade escolar foi marcado por apresentações de Jovens Talentos declamando os versos “Teus Olhos” e “Natureza” de autoria de Eraldo Mussi, além de um quadro com desenhos elaborados, através das contações de história em sala de aula.

Catorze turmas dos turnos da manhã e tarde também apresentaram danças como “Borboletinha” e “A linda rosa juvenil”. Para a professora do 2° ano de escolaridade, Adriana Sacramento, estar inserida no meio escolar de uma das principais unidades situadas no bairro da Malvinas é uma experiência indescritível. “Ficamos felizes em ver a evolução da garotada no contexto educacional”, contou a educadora, que atua com cerca de 30 alunos.

As diretoras interinas Georgina da Rocha e Adelina de Jesus mostraram ter a mesma opinião. “Contamos com 42 profissionais e buscamos trabalhar em prol da melhoria do ensino e formação da cidadania. Para isso, fizemos questão de desenvolver projetos pedagógicos voltados para a melhoria do ensino e a participação dos pais e responsáveis junto às atividades desenvolvidas na unidade”, ressaltaram.

Para isso, o Colégio Municipal Eraldo Mussi vai ampliar seus projetos. A previsão é que até o final deste ano a sala de leitura do colégio seja reestruturada com novos livros, jogos didáticos e espaço para brinquedoteca. Além disso, segundo Georgina da Rocha, a unidade também está se preparando para ampliar as atividades, que são ministradas aos sábados no projeto “Escola Mais Ação”. O próximo passo da direção da unidade é desenvolver no contraturno atividades recreativas como grafite, aulas de xadrez e hip hop. “Temos certeza que nossos alunos vão gostar muito de todas as ações que devem ser ministradas no projeto “Mais Educação”, pontuou a diretora interina.