Colônia de Férias do Conselho da Criança chega ao fim

05/02/2009 10:48:23 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

As crianças e adolescente selecionados receberam uniforme, e tiveram transporte para o local das aulas

Sucesso de público. Assim pode ser definida a Primeira Edição da Colônia de Férias do CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Macaé, que chega ao fim nesta sexta-feira (6), com cerimônia e festa para os participantes.

Com mais de 600 crianças atendidas diariamente, desde o dia 19 de janeiro, o projeto, que foi executado pela Associação Esportiva Barroco Lopes, selecionada através de edital público, teve como parceiro a Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, que colocou toda estrutura do Ginásio Poliesportivo à disposição do projeto. "O nosso projeto teve como foco a prevenção primária, evitando que o jovem, tivesse tempo ocioso. Com isso, evitamos que ele tivesse o primeiro contato com as drogas. O secretário de esporte e cultura Alex Moraes foi um grande parceiro", explicou Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA Macaé.

Durante o projeto, as crianças tiveram disponibilizados em medidas iguais três módulos: esporte, cultura e educação. Estes ainda eram sub divididos, formando diversas opções para os jovens. "Em cultura e educação tivemos circo, teatro, dança, entre outras atrações. A idéia foi de que mesmo na hora de tratar temas mais sérios como cuidados com a saúde, tudo fosse feito de forma lúdica e que prendesse o interesse daquele jovem" frisa Edileny Vilaça, Secretária de Projetos do CMDDCA-Macaé

A Associação Barroco Lopes é uma instituição com amplas conquistas sociais através do esporte em sua história. E o coordenador Tony Batalha acredita que o sucesso desta Colônia de Férias agregou ainda mais a história da instituição. "Cultura e educação nos dias de hoje são fundamentais para a formação do indivíduo como ser humano atento às questões do meio ambiente, cultural e da sua saúde", explica Tony.

Para o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Alex Moraes, a secretaria apoiou o projeto, pois acreditou na proposta do Conselho da Criança. "O sucesso da Colônia se deu principalmente porque foi um trabalho realizado com seriedade, pensando no bem estar da criança e do adolescente macaense. Por isso apoiamos desde o início, pois sabíamos que atenderia uma parte da demanda dos cidadãos. Esperamos que nas próximas férias, o Conselho da Criança realize outra vez o projeto", ressaltou o secretário.

As crianças e adolescente selecionados receberam uniforme, e tiveram transporte para o local das aulas, através de ônibus fornecidos pela coordenação do CMDDCA. "Além disso, foi fornecido lanche e será entregue no encerramento um certificado de participação. As crianças terão também uma pequena festa para marcar o encerramento, afinal, o objetivo principal do projeto, que era evitar o contato destes jovens com drogas e a marginalidade combatidos com esporte, cultura, educação e lazer, foi atingido", explica Juliano Sebastian secretário geral do CMDDCA-Macaé.