Comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar vai participar do Ironman

21/05/2009 10:48:54 - Jornalista: Janira Braga

Ele tem 38 anos, comanda um dos principais batalhões do Estado do Rio de Janeiro – o 32º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Macaé -, é conhecido por sua habilidade tática e técnica. Ele tem conseguido, com um trabalho árduo, reduzir os índices de violência na área de atuação do Batalhão: Macaé, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.

Essa pode ser uma definição resumida das atividades do tenente-coronel Alexandre Fontenelle, comandante do 32º BPM. Mas ele vai além. Como atleta amador, Fontenelle participa no próximo dia 31 do Ironman Brasil 2009, no qual vai cumprir nada menos que quatro quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida.

A tradução de Ironman – homem de ferro – também pode ajudar a definir Alexandre Fontenelle: ele comanda 672 homens e mulheres diariamente, acompanha todas as ações de perto e ainda encontra tempo para treinar, geralmente de madrugada, bem cedo e às vezes tarde da noite. Pela terceira vez participando do Ironman, ele treina três horas por dia “sem nunca atrapalhar o trabalho no Batalhão”, como faz questão de frisar.

Praticante de triathlon há três anos, Fontenelle, que tem 79 quilos distribuídos em 1,76 metro,de altura, destaca a importância da atividade física para policiais. “No quartel, estimulamos a prática de esportes e de atividades físicas”, salienta. Neste ano, Fontenelle ficou em segundo lugar no campeonato brasileiro de triathlon entre policiais militares e bombeiros na categoria de 35 a 39 anos.

Disposição ele tem de sobra. Já está treinando duro há três meses para a maratona do final do mês. A edição 2009 do Ironman Brasil acontece no dia 31 de maio, na praia de Jurerê, Florianópolis, Santa Catarina. “Trata-se de uma seletiva da América Latina para a final do Circuito Mundial Ironman, no Havaí”, comenta Fontenelle. A largada do Ironman será em frente ao Clube Doze de Agosto, em um dos mais famosos pontos turísticos do estado.

O Ironman vai reunir 1,5 mil competidores e chegou à marca recorde após o término do leilão virtual das últimas 50 vagas, que arrecadou R$ 41,7 mil reais para as obras da APAE de Florianópolis. Participam atletas de 34 países, com todos os continentes representados: América, 15 países; Europa, 14; Ásia, 3; Oceania e África, um cada.

O Ironman Brasil 2009 é uma realização da Latin Sports e Grupo RBS, com co-patrocínio de Avon e Saucony e apoio de Gatorade, Fetrisc, Red Bull, Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte, Prefeitura de Florianópolis e Associação Brasileira de Esportes Endurance.