Combate ao Aedes: ações no Lagomar e Ajuda de Baixo nesta semana

20/03/2024 12:44:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Disque-Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461, além do WhatsApp Aedes (22) 2772-6461

A secretaria adjunta de Serviços Públicos e a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, seguem ações integradas de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue nesta semana. Estão sendo realizados mutirões nos bairros, pulverização com carro fumacê, limpeza em áreas públicas e ações educativas com a Tenda Informativa, que estará no bairro Lagomar, nesta quinta-feira (21). No sábado (23), a equipe da Cevas também estará na Ajuda de Baixo, na ação ‘Prefeitura Presente’, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais.

A Tenda Informativa será instalada próxima ao terminal de ônibus, oferecendo diversos serviços à população. Entre as atividades disponibilizadas estão a orientação sobre arboviroses, visando informar e conscientizar a comunidade sobre a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes. Além disso, serão distribuídos materiais informativos para ampliar o conhecimento da população. Os moradores terão a oportunidade de registrar reclamações ou denúncias.

Para a garotada que estiver passando pelo local, a orientação será através de jogos educativos como dos sete erros, da memória e jogo da velha. O bairro receberá ainda o carro fumacê.

O mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios de água, daí a importância de todos se prevenirem contra a dengue, doença que pode evoluir para uma forma mais grave, como a dengue hemorrágica, e se tornar fatal se não for tratada a tempo. Caso alguém saiba de criadouro do mosquito, pode denunciar através do e-mail: cevas@macae.rj.gov.br. Ou, ainda, pelo serviço Disque-Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461, além do WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Algumas medidas simples podem ser adotadas dentro de casa para a proteção individual e evitar a proliferação do Aedes aegypti: colocar areia nos vasos de plantas; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas e canos; não jogar lixo em vias públicas, terrenos baldios, lagos e rios; colocar o lixo sempre em sacos ou recipientes fechados; manter baldes, caixas d’água, cisternas e piscinas sempre tampados.