Combate ao Aedes: ações seguem em toda a cidade

14/03/2017 09:41:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Visita de agentes, carro fumacê, palestras e controle do culex são promovidos

Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, concluíram o Levantamento Rápido de Índice contra o Aedes aegypti (LIRAa), realizado na semana passada. O índice foi de 1,1% em todo o município e os maiores focos de larvas do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, chicungunha, zika vírus, febre amarela, entre outras doenças, foram registrados nos bairros Sol Y Mar, Nova Esperança e Cajueiros.

No levantamento anterior, realizado em janeiro, Macaé apresentava índice 0,9%, considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde. Com o novo número, a cidade entra em situação de alerta, classificação dada aos índices acima de 1%. A gerente em Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, ressalta que a atenção no combate ao mosquito precisam continuar com o apoio maciço da população.

- Estamos atuando fortemente e as ações precisam continuar. O período chuvoso está chegando o que aumentam as chances de aparecimento do mosquito e, consequentemente, das doenças. Nessa luta todos devem contribuir com medidas simples como mantendo a limpeza de seu quintal, não deixando água acumulada e objetos que possam ser possíveis criadouros das larvas do Aedes - afirma Ana.

O município lançou no mês de janeiro o programa "Macaé contra o Aedes", com objetivo de unir todos os setores da prefeitura no combate ao vetor. O Centro de Controle de Zoonoses realiza o combate ao mosquito sem interrupção, com visitas domiciliares em todos os bairros.

Mutirões acontecem em nove bairros essa semana - Até a sexta-feira (17), os agentes de combate a endemias realizam mutirões no Barra Mares, São José do Barreto, Cajueiros, Jardim Santo Antônio, Nova Malvinas, Imboassica, Nova Esperança, Visconde de Araújo e Verdes Mares.

Já o combate ao mosquito com o carro fumacê será realizado sempre às 18 horas, nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14), no bairro Nova Esperança; Sol Y Mar, quarta-feira (15); Cajueiros, quinta-feira (16) e Malvinas, sexta-feira (17). Em caso de chuvas ou ventos fortes, a ação será realizada em outra data.

O controle do culex, mais conhecido como pernilongo, será realizado pelos agente de combate a endemias nos canais Macaé Campos III, Ajuda de Baixo, Jardim Esperança, Virgem Santa, Horto e Aroeira.

Palestras - O ciclo de palestras também continuará esta semana. Nesta segunda-feira, a Escola Municipal José Bruno, no bairro Malvinas, recebeu os técnicos, que apresentaram informações sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

No Ciep Maringá, as palestras foram realizadas em dois turnos nesta segunda-feira e voltam a ser promovidas na terça-feira (14) em dois horários: às 8 horas e às 14 horas. Na quarta-feira (15), o tema será apresentado também nos períodos da manhã e da tarde, na Escola Municipal Neuza Brizola.

Na sexta-feira (17), o ciclo de palestras da semana será encerrado na Escola Municipal da Aroeira, onde serão esclarecidas as dúvidas dos alunos e profissionais da educação, às 8 horas e 14 horas.

Por conta do Dia Municipal de combate ao Aedes, na próxima sexta-feira (17), de 8h às 12h, os agentes de controle de endemias promovem uma grade mobilização com distribuição de materiais na área central, na Praça Washington Luiz; na orla da Praia da Imbetiba; Aroeira, Rua Alcides Mourão (itinerante); Malvinas, no campo do bairro; Visconde de Araújo, Praça Santo Antônio; Novo Cavaleiros, Praça 29 de Julho; na orla da Praia dos Cavaleiros; na Praça da Principal e no calçadão do bairro Aeroporto; na UPA do Lagomar e no Terminal Cehab, na Ajuda.

O trabalho prossegue na manhã de sábado com orientação, atendimento as reclamações e distribuição de material informativo segue na praça Washington Luiz e no calçadão da avenida Rui Barbosa.

Mais informações, solicitações de visitas e palestras, a população poderá entrar em contato pelo telefone: 0800 022 6461 ou pelo email: ccz@yahoo.com.br.