Começa a 15ª Mostra de Projetos da FeMASS

02/12/2009 10:04:38 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu, nesta semana, a “15ª Mostra de Projetos da FeMASS”, a faculdade pública municipal. O seminário que acontece a partir das 18h, na Cidade Universitária, irá se estender até 12 de dezembro. Cerca de 50 projetos dos cursos de graduação em Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação estão sendo apresentados. O evento envolve 700 alunos e 38 professores.

O engajamento e o compromisso dos alunos foram destacados pelo diretor da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Francisco Carlos Gomes. “A cada mostra o nível dos trabalhos evolui. Nessa proposta, os graduandos articulam teorias e práticas para escrever seu projeto e defender uma idéia. Esse é o grande diferencial”, observou o diretor que ainda ressaltou, além do envolvimento dos alunos com essa atividade, a participação de professores, de coordenadores e de diretores da instituição.

A prefeita em exercício, Marilena Garcia, destaca a importância da universidade municipal em relação à política pública de educação. “A partir de 2010, aumentaremos o número de cursos e regularizaremos a situação dos professores da FeMASS”, declarou Marilena. Já a partir do próximo ano, a FeMASS reservará 40% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas. Essa é uma das metas da Educação para democratizar o ensino municipal em todos os seus níveis (educação infantil, educação básica e educação superior). Outra ação com esse objetivo é a oferta de pré-vestibular social.

Durante a 15ª Mostra, as áreas de sustentabilidade e meio ambiente foram umas das que mais despertaram o interesse dos universitários. Os alunos escolhem os trabalhos com que mais se identificam para assistir. “Hoje escolhi um trabalho sobre recursos humanos do curso de Administração, o que contribui para a minha formação e é bom poder optar pelo que mais nos interessa”, considerou Daniel Barbosa Duarte, de Volta Redonda, aluno do 1º período de Engenharia de Produção.

A aluna do 1º período de Administração, Lílian Isídio Lima, apresentou o projeto “Resiliência Aplicada a Vida Acadêmica Profissional”, um conceito relacionado à psicologia que se refere à característica pessoal de se modular e conseguir enfrentar os problemas de forma autoeficaz, otimista e criativa. Durante três meses o grupo se dedicou a essa pesquisa. “Conseguimos com certeza. Comecei de uma palavra que eu nem sabia o que era e hoje apresentamos esse projeto. Foi ótimo. É bom ver que a gente aprende e ainda consegue passar alguma coisa para alguém”, disse a universitária.

Na FeMASS, os alunos são avaliados através da Sistemática de Avaliação por Projetos-SAP. Os cursos, que fazem parte de um projeto integrado de graduação, além de terem sido elaborados como partes de um conjunto, têm também na metodologia um diferencial: o Projeto Integrado de Graduação. Desenvolvendo projetos semestrais, desde o primeiro período, os estudantes têm a possibilidade de criar interfaces com outras áreas de conhecimento, além de suas disciplinas curriculares. Com o aprofundamento gradativo das pesquisas, o aluno pode desenvolver seu trabalho até que ele culmine em um Projeto de Final de Curso.


O calendário da “15ª Mostra de Projetos da FeMAAS” está disponível no site www.funemac.edu.br. Os temas apresentados durante o evento são: Manutenção em Equipamentos da Área de Petróleo e Gás; Resiliência Aplicada a Vida Acadêmica Profissional; Migração de Sistemas Legados; Reciclagem de Papel; Ensaio para Arranjos Produtivos de Baixa Mecanização; Micro e Pequenas Empresas Examinadoras para a Avaliação; Sistemas de Informação Geográficos: Elaboração de Catálogo de Cartas Náuticas Utilizando o ARCMAP; Logística; Segurança do Trabalho; Análise de Processos em uma Empresa de Apoio Marítimo; Aquecimento Global; Qualidade; Ampliando um pequeno negócio: Empreendedorismo; Gerenciamento de Projetos; Simbiose Industrial; Biocombustíveis; Engenharia de Dominó; Gestão Ambiental; Gestão de Resíduos; Segurança da Informação; Alternativas para Produção do Biodiesel; Óptica; Usinas Termelétricas; Liderança; Petróleo Perfuração; Responsabilidade Social; Manutenção; Gestão de Estoques; Nanotecnologia; Explosão Demográfica em Macaé; História dos Games; Motivação; Fontes de Energia Renováveis; O Uso da Informática na Educação Especial; Pré Sal: Desafios e Potencialidades;
Materiais para Equipamentos Sujeitos a Altas Temperaturas; Princípios e Conceitos do Empreendedorismo; Controle Estatístico da Qualidade; Automação Residencial e Industrial; Segurança no Trabalho antes do Trabalho; Confiabilidade no Transporte Aéreo; Evolução Tecnológica; Gerenciamento de Projetos; Aterro Sanitário; Planejamento Urbano: Transporte; Gestão por Processos ? Implementação; Endomarketing; Usabilidade; Gestão Financeira Pessoal; Sustentabilidade; Serviços Compartilhados como Proposta para Operacionalização da Gestão de Custos e Estilos de Aprendizagem.

Calendário FeMASS

O período de inscrições para o vestibular FeMASS começou, nesta terça-feira (1º), e se estenderá até 11 de dezembro, das 9h às 20h, na Cidade Universitária, rua Aluísio da Silva Gomes (Linha Verde), 50, na Granja dos Cavaleiros. Mais informações pelo telefone 2796-2500 ou no site www.funemac.edu.br. A retirada do cartão de confirmação poderá ser feita, das 8h às 11h, entre os dias 05 e 12 de dezembro. A prova da primeira fase será realizada, das 9h às 13h, do dia 9 de janeiro e da segunda, das 9h às 13 h, do dia 16 do mesmo mês. O ano letivo terá início em 8 de fevereiro.