Começa capacitação sobre dengue para profissionais da educação

30/03/2015 12:20:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

As atividades terão continuidade nesta terça-feira (31), com outros profissionais da educação

O curso de capacitação sobre dengue destinado a diretores e orientadores pedagógicos da rede municipal de educação teve início na manhã desta segunda-feira (30), no auditório do Paço Municipal. A iniciativa foi organizada pela secretaria de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a secretaria de Educação. O objetivo é possibilitar que esses profissionais sejam multiplicadores em suas escolas e salas de aula.

A ideia de realizar a capacitação surgiu em uma reunião na secretaria de Saúde, onde o secretário Pedro Reis defendeu mobilizar toda a sociedade para combater o mosquito da dengue.

- Nós temos que defender a saúde e a parceria com a secretaria de Educação foi muito positiva. É muito importante que o aluno saiba identificar possíveis focos do mosquitos da dengue. A doença mata e espero que todos aproveitem a capacitação para mantermos Macaé fora de uma epidemia - ressaltou.

O coordenador Geral do CCZ, Ramon Bouças, destacou que é importante nesse momento em que as chuvas são frequentes fomentar ainda mais informações sobre a doença.

- Podemos acompanhar nos noticiários o aumento de casos de dengue no Brasil, principalmente no estado de São Paulo. Por esse motivo, é importante envolver a Secretaria de Educação para que esses profissionais possam ser multiplicadores e possam influenciar professores e alunos - destacou.

Sintomas da dengue são abordados

O supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, apresentou uma palestra sobre o Levantamento Rápido do Índice Aedes aegypty (LIRAa). Ele explicou que o levantamento é realizado de dois em dois meses e dependendo do seu resultado são traçadas metas para combater as larvas do mosquito.

- Nossos agentes recolhem as amostras durante uma semana e também são constatados quais são os tipos de depósitos onde são encontradas as larvas, como por exemplo, ralos, caixas d´água no chão e vasos de plantas. Um fator que contribuiu muito com o aumento de focos foi o armazenamento irregular de água, por causa da falta de abastecimento -, acrescentou.

Os profissionais também assistiram à palestra dos biólogos do Centro de Controle de Zoonoses, Keity Nocchi e Gilberto Rozindo. Foram abordados os sintomas da dengue e as formas de eliminar todos os focos do mosquito. "Vou mostrar para os profissionais atividades sobre o assunto que poderão ser feitas pelos alunos na escola", disse.

Já Gilberto Rozindo explicou qual é o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, como o vetor se reproduz e formas de combate. A abertura da capacitação contou com a presença da secretária de Educação, Lúcia Thomaz e apresentação da esquete do Grupo de Teatro em Arte e Saúde (Grutas). As atividades terão continuidade nesta terça-feira (31), com outras turmas de profissionais da educação.