Começa escavação para construção do canal da Antônio Curvelo Benjamin

05/11/2009 14:51:51 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

O canal vai ampliar a vazão das águas pluviais da região

Continuando com as ações do Programa Água Limpa, a Prefeitura de Macaé começa as escavações para instalação do canal de drenagem da Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, no Visconde. O canal vai ampliar a vazão das águas pluviais da região. As obras estão sendo feitas pelo Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas ações do programa, com a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop). A construção do canal é mais uma obra incluída na primeira fase do Água Limpa, de macrodrenagem do município e ampliação do saneamento básico na cidade.

Segundo o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, o canal será montado com blocos pré-moldados e terá seis metros de largura, por 2,50 metros de altura. Terá 250 metros de comprimento, começando na esquina da Antônio Curvelo com a Linha Vermelha e indo até a esquina da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna), onde se unirá ao canal dessa rua, que será ampliado para a captação das águas pluviais da área. “Esse canal é fundamental para captar as águas pluviais dessa região, que sempre vivenciou grandes alagamentos em época de chuvas”, coloca o engenheiro.

Para compor o canal da Antônio Curvelo serão empregadas 170 peças pré-moldadas com 80 centímetros base por 1,35 metro de altura. Essas peças vão consolidar o canal que vai se unir ao Canal da Fábio Franco, ampliando a vazão pluvial de toda aquela região, situada em cota mais baixa ao nível do mar, o que causa alagamentos.

Além da escavação, já foi iniciada a colocação do escoramento metálico para a construção do fundo do canal. As manilhas antigas, obsoletas e subdimensionadas existentes na área, estão sendo retiradas. As placas pré-moldadas para a montagem do canal estão construídas.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, ressalta mais uma vez a importância dessas obras para o município, lembrando que essa é uma região onde os moradores sempre foram prejudicados pelos alagamentos, em época de chuvas.

- Ampliar a vazão das águas pluviais nessa região são ações do Programa Água Limpa, com obras de macrodrenagem importantes para o município e que vão contribuir com a drenagem das águas pluviais dos bairros Riviera Fluminense, Costa do Sol, Visconde de Araújo, Campo d’Oeste e Maringá, onde os alagamentos, em época de chuvas, sempre acontecem, causando problemas para os moradores. São obras prioritárias para o governo do prefeito Riverton Mussi”, diz o secretário.

Programa Água Limpa

Para solucionar as questões de alagamentos em várias áreas da cidade, a prefeitura de Macaé, iniciou, em 2006, uma série de estudos sobre as possíveis causas desses transtornos. Os estudos resultaram no Programa Água Limpa, lançado pelo prefeito Riverton Mussi, em 2008, com dois objetivos: a macrodrenagem dos município e a ampliação do saneamento básico. A instalação de novas pontes pré-moldadas nas passagens de nível do Canal Fábio Franco, que estava estrangulado, prejudicando a passagem da água, causando constantes alagamentos de toda a região situada em nível mais baixo, foram definidas como as primeiras ações desse programa direcionadas à macrodrenagem.

Ao mesmo tempo, a prefeitura iniciou a construção de Estações de Tratamento de Esgoto, como a do Mutum, já inaugurada, e a ETE do Lagomar, em fase final de construção, além de iniciar a recuperação de estações já existentes. Outras ETEs serão construídas em todo o município. Ações direcionadas à infra-estrutura urbana começaram a serem realizadas no Lagomar e no bairro Nova Holanda, com construção de redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto. Outras localidades também vêm recebendo redes de drenagem. Esse programa tem prazo de conclusão de quatro anos e nele a prefeitura está investindo quase 300 milhões de reais, com recursos do próprio município.