Começa na próxima segunda-feira cadastro e recadastro para o Passe Social

17/03/2009 16:41:33 - Jornalista: Equipe Secom

Começa na próxima segunda-feira (23) o cadastro e o recadastro para o Programa Passe Social. O trabalho, parceria das secretarias de Assistência Social e de Mobilidade Urbana/Mactran, será feito até o dia três de abril, no Ginásio do Ypiranga, no horário das 9h às 16h. O Ypiranga fica localizado na Avenida Rui Barbosa, Centro, em frente à praça Washington Luiz.

Para realizar o cadastro, os idosos com idade acima de 60 anos precisam apresentar Carteira de Identidade ou outro documento de identificação oficial, com foto, onde conste a data de nascimento (original e cópia); CPF (original e cópia); Título de Eleitor (original e cópia) e declaração de domicílio com comprovante (cópia).

No caso dos deficientes, portadores da Sida/Aids e doentes renais crônicos, além da documentação, é necessária ainda a apresentação de comprovante de pagamento ou contracheque (cópia); Carteira de Trabalho, sendo para o trabalhador com carteira assinada cópia das páginas da foto, que contenha a qualificação civil, do contrato e da alteração salarial (quando houver alteração), e para o trabalhador autônomo/informal, cópia das páginas da foto, que contenham a qualificação civil e do último contrato de trabalho. Além destes, é preciso apresentar última declaração de Imposto de Renda ou de Isento (cópia); documentos médicos conforme a especificidade de cada caso. O solicitante que não possuir renda comprovada deverá firmar declaração em formulário próprio, ficando isento da apresentação.
Todos os solicitantes deverão entregar junto à documentação duas fotografias 3X4.

Passe Social

O Passe Social é um benefício municipal que garante transporte gratuito a idosos com idade acima de 60 anos e pessoas comprovadamente carentes, portadoras de deficiência com reconhecida dificuldade de locomoção; portadoras de deficiência mental; portadoras de síndrome de imunodeficiência adquirida (Aids), em tratamento continuado e cuja interrupção possa acarretar risco de morte; e portadoras de doença renal crônica em tratamento ambulatorial contínuo. Ainda é critério para possuir o Passe Social ter renda mensal de um salário mínimo ou renda familiar que não ultrapasse a quatro salários mínimos.