Começa nesta quinta-feira o XIX Festival Nacional de Dança de Macaé

18/07/2007 17:16:47 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Está tudo certo para a realização do XIX Festival Nacional de Dança de Macaé. O evento começa nesta quinta-feira (19) e termina no domingo (22), sempre com início às 19h – no último dia começa às 16h. Os ingressos custarão R$ 6,00. Idosos acima de 60 anos e estudantes têm 50% de desconto.

Na competição haverá companhias de dança de estados como Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Ao todo são 25 grupos de bailarinos. O festival é uma produção de Valter Vilar Produções Artísticas, com apoio da Fundação Macaé de Cultura e da prefeitura de Macaé.

Para a abertura do evento estão programadas apresentações da Cia de Balé do Teatro Municipal de Niterói, que mostrará o espetáculo Choros e Valsas – Tributo a Pixinguinha. Também se exibem neste dia bailarinos da Escola de Dança Âmbar – Expressão Corporal e a Cia de Dança e Teatro do Projeto Art Luz, além do Núcleo de Dança Portadores de Alegria. Todos são de Macaé.

Na sexta-feira (20), iniciam-se competição e mostra paralela. As modalidades serão balé clássico, moderno e contemporâneo. As categorias infantil, juvenil e adulto serão apresentadas todos os dias. Jazz e Dança de Rua empolgarão o público presente no sábado (21), enquanto que no domingo (22) serão os momentos de curtir danças populares e sapateado. O workshop para intermediários acontecerá nos dias 20 e 21, tendo como custo o valor de R$ 5,00 por modalidade.

As companhias de dança são de 15 cidades. De acordo com o organizador do evento, o produtor cultural Valter Vilar, o objetivo do acontecimento é incentivar a prática da dança, além de valorizá-la no país. Na edição do ano passado, estiveram presentes companhias e grupos de dança dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Cerca de 400 bailarinos estarão divididos nas disputas. Ele diz ainda que serão cinco jurados, profissionais de dança, avaliando os competidores. “Uma novidade é que haverá mostra paralela em quatro pontos da cidade: nos dois palcos da Avenida Rui Barbosa (em frente ao Zé Mengão e ao Regini’s Bar), no Teatro Municipal, e em palanque a ser montado pela administração, na praça Veríssimo de Mello”, conta Vilar.

Os jurados são formados em balé clássico, contemporâneo, street dance, sapateado e outros estilos. Eles vêm de São Paulo e do Rio de Janeiro. O teatro que será palco do festival fica na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro, Macaé.

Vinte e cinco Companhias de Dança estão inscritas. Estas são: Cia de Balé do Teatro Municipal de Niterói, Academia Rosane Monteiro (Carapebus), Art Dance (Arraial do Cabo), Âmbar – Expressão Corporal (Macaé), Grupo Censa (Campos), Mijhage Cia de Dança (Castelo – ES), Cia de Dança Adriano Lábis (Cabo Frio), Academia Cetep (Campos), Academia Casa de Dança Cacau Mendes (Rio das Ostras) e Cia Art Luz de Dança e Teatro (Macaé)

Também estão na competição Made in Brasil Cia de Dança (Niterói), Núcleo de Dança Portadores de Alegria (Macaé), Academia Sergio Mariola (Macaé), Cia Dançar pra não Dançar (Natal – RN), Academia Art And Life (Laje do Muriaé), Cia Independent Street (Duque de Caxias), Grupo de Dança Despertando Arte (Carapebus), Grupo Danças Populares e Folclóricas (Itajaí – SC), Fabiano de Cristo Grupo de Dança (Campos), Grupo de Dança Arte no Harém (Cabo Frio), Grupo Independente de Dança (Campos), Cia de Dança A Mulekada (Aracajú – SE) e Escola de Dança Nova Iguaçu.