Começam a chegar tubulações para ampliar o abastecimento de água

28/02/2008 18:11:50 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro e César Dussac

Começam chegar a Macaé as tubulações de ferro fundido, para duplicação da adutora de água, conforme convênio firmado entre o governador do Estado, Sérgio Cabral, e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi. Na manhã desta quinta-feira (28), chegaram 14 caminhões, cada um trazendo 11 tubos de seis metros de extensão e com peso de 870 quilos cada.

Ao todo, chegarão ao município 110 caminhões, totalizando 1.210 tubos de ferro fundido que serão empregados na duplicação da adutora da Severina, numa extensão 7.500 metros, beneficiando com aumento de 33% na oferta de água, atendendo a uma população de 169 mil habitantes.

Segundo o superintendente regional da Cedae, engenheiro Marcos Túlio Aguiar, a tubulação continuará chegando neste final de semana, se estendendo na próxima, até que o trabalho de transporte dos tubos seja concluído.

- Estamos trazendo os tubos e vamos iniciar a instalação dos mesmos, em parceria com a prefeitura de Macaé. Nosso objetivo é cumprir o que o governador Sérgio Cabral disse, quando esteve no município, no dia 19, firmando o convênio para duplicação da adutora da Severina: concluir o trabalho em 120 dias, para trazer melhoria no abastecimento de água para Macaé.

O secretário Especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, falou dos benefícios que a população está obtendo com a parceria entre a prefeitura e o governo do estado.

- Os trabalhos de colocação dos tubos estão acelerados. Em média chegam 13 caminhões, diariamente, com 11 tubos cada um. São colocados 10 tubos de seis metros por dia. Por isso, acredito no término das obras antes mesmo do prazo de 120 dias, dado pelo governador Sérgio Cabral ao prefeito Riverton Mussi, quando da assinatura do convênio. O recapeamento asfáltico será executado por etapas, em cada trecho onde estiver concluída a instalação da tubulação. Este é mais um presente para a população, fruto da parceria entre os dois governos; uma parceria que há muitos anos não acontecia entre o município e o estado - acentuou

De acordo com o assessor da Secretaria Especial de Infra-estrutura Urbana, Marcelo Mussi, os tubos estão sendo colocados no terreno situado ao lado do Fórum da cidade, na Rodovia 168, no local onde o governador Cabral esteve no palanque com o prefeito Riverton Mussi, firmando o convênio.

- Nesse local, que se tornou histórico para Macaé, por ter sido palco da assinatura de uma parceria importante para o município, entre o governo do Estado, a nova Cedae e a prefeitura, para aumentar a oferta de água para o município, será construída a sede da secretaria Especial de Infra-estrutura Urbana. A chegada da tubulação ao município demonstra a força da parceria entre os governos estadual e municipal e que, dentro de pouco tempo, no máximo três meses, o macaense contará com mais água em sua residência, acabando com o problema, que era crônico no município”, concluiu Marcelo Mussi.