Comissão de monitoramento da gripe A traça metas para Brasil Offshore

15/05/2009 15:12:22 - Jornalista: Genimarta Oliveira*

Foto: Robson Maia

Prefeitura começa a distribuir 100 mil panfletos explicativos sobre a chamada gripe suína

Criada no último mês para intensificar a vigilância e prevenção da gripe A (H1N1) no município, a Comissão de Monitoramento para gripe A em Macaé, se reuniu nesta sexta-feira (15) para traçar as metas e fluxos de atendimento nos possíveis casos suspeitos da doença, que possam ocorrer durante a Feira Brasil Off Shore. A feira acontece de 16 a 19 de junho e deve atrair mais de 40 mil pessoas de todo o mundo.

Durante a reunião ficou definido que o prédio onde funciona o Centro de Estudos do Hospital Público Municipal, será a unidade referência para a triagem dos casos suspeitos. Representando o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, o sub-secretário de Saúde, Edilson Simões, explicou que a estrutura será adaptada de acordo com as normas sanitárias.

Para atender com rapidez, segurança e principalmente, determinar o fluxo de atendimento, ficou acordado ainda a elaboração de um simulado, que contará com todos os agentes envolvidos efetivamente na ação. “A equipe de Comunicação e Segurança de Informações da Petrobras, já está em contato com as empresas organizadoras da Feira, para uma reunião onde os mesmos serão informados e integrados aos procedimentos que serão adotados”, afirmou Edilson.

O diretor superintendente do HPM, Felipe Barreto, lembrou que o importante é que a população esteja informada sobre os sintomas da gripe, pois neste período é freqüente o surgimento da gripe comum. “É importante ressaltar que os casos confirmados no Brasil da gripe A são de pessoas que vieram dos países afetados e as que tiveram contatos com estes viajantes”, disse.

Além da organização do fluxo de atendimento de casos suspeitos da gripe A, a secretaria de Saúde já iniciou os trabalhos de orientação na rodoviária, aeroporto e no porto da Imbetiba, em parceria com a Petrobras, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Também fazem parte da Comissão de Monitoramento da gripe A, a subsecretaria de Comunicação Social e a Câmara Permanente de Gestão.

A equipe da Vigilância Sanitária, está atuando nos hotéis e pousadas orientando os responsáveis sobre a doença e quais procedimentos devem tomar em casos suspeitos e distribuindo folhetos. O coordenador da Vigilância Sanitária, Leandro Costa ressaltou que as empresas que prestam serviço onshore e offshore que possuem ambulatórios também receberam a visita da equipe.

O subsecretário de Saúde, Edílson Simões acrescentou que além das empresas organizadoras da Feira Brasil Off Shore, os proprietários e gerentes dos hotéis e pousadas também serão convocados para uma reunião. “É importante que todos estejam envolvidos e orientados sobre os procedimentos que deverão ser adotados em caso suspeito da doença”, falou.

População recebe orientação

Cem mil folhetos com informações sobre a doença começaram a ser distribuídos, nesta sexta-feira (15) em Macaé. A secretaria de Saúde (Semusa), orienta a população no calçadão da Avenida Rui Barbosa e rodoviária, com folhetos que tem versões em português, inglês e espanhol e também serão distribuídos em comunidades e aeroporto da cidade, visando orientar a população e visitantes sobre os principais sintomas, prevenção, e orientação para atendimento.

Com um estande montado para receber a população, as equipes do programa Saúde da Família (PSF) estão espalhados pela cidade, com objetivo de orientar sobre a doença. “São 29 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários, capacitados para instruir a população”, comentou o supervisor médico do PSF, Luiz Carlos Braga.

Segundo a coordenadora PSF de Macaé, Verônica Martins, os folhetos ajudam a identificar casos suspeitos da gripe A, orienta a população a procurar atendimento médico e pede para que as pessoas que estiveram em alguma área de risco procurem o serviço de saúde.

- Macaé é uma cidade que recebe muitos estrangeiros devido a produção do petróleo. Aqueles que estiveram fora do país nos últimos 20 dias e tiverem algum sintoma, devem procurar uma unidade de saúde, ressaltou.

Contágio e sintomas - O contágio da gripe suína se dá apenas de humano para humano, não havendo qualquer possibilidade de contágio através de um animal, no caso o porco. Consumir carne de porco não oferece nenhum risco à população.

Para as pessoas que têm viagens internacionais marcadas para as áreas infectadas, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde orienta os viajantes a não usar medicamento sem orientação médica e para que evitem o compartilhamento de objetos de higiene pessoal, copos e alimentos. No caso de permanência prolongada nas áreas afetadas, as pessoas devem evitar locais de aglomeração, utilizar máscaras cirúrgicas descartáveis e lavar as mãos frequentemente.

Apesar de os sintomas serem semelhantes, existem alguns indícios que levam a crer que uma pessoa pode estar infectada pela influenza suína. Conforme o Supervisor médico do PSF de Macaé, Luiz Carlos Braga, para levantar a suspeita de um caso de gripe suína é preciso que a pessoa apresente febre com mais de 38° e que ainda tenha tido algum vínculo com os países afetados. “As pessoas têm de prestar bastante atenção para não confundir uma gripe comum com a gripe A”, afirmou. Estão também relacionados a estes sintomas dores de cabeça, musculares e nas articulações.

* Com Cristian Santos - estagiário